Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Revista da Faculdade de Teologia dedica segundo número à relação da disciplina com o espaço público

Os principais contributos do simpósio sobre a relação entre teologia e espaço público, realizado por ocasião dos 50 anos da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, constituem o núcleo do segundo número da sua revista, “Ephata”, disponibilizada gratuitamente em formato digital.

Com a recolha das intervenções proferidas no encontro realizado de 2019, os organizadores, João Manuel Duque e Domingos Terra, consideram que a revista concorre «de forma intensa para a sua missão de apresentar o trabalho atual de uma Teologia aberta ao mundo concreto em que desenvolve o seu discurso».

O primeiro artigo, de Pierangelo Sequeri, trata o problema da secularização «através do debate da ambígua categoria do “sagrado”, sujeitando-a a uma crítica teológica muito própria, e abrindo assim oportunidades a um contributo da Teologia para a vida comum» das pessoas, «crentes ou não».

Julio Martínez apresenta «uma vasta e aprofundada leitura da presença da Teologia no debate público, nomeadamente no âmbito da ética e da moral», com «propostas de intervenção teológica no debate público aberto», escreve João Manuel Duque na nota de abertura.



O volume encerra com duas notas «sobre a articulação da Teologia em dois contextos emergentes: a Ásia e a África, redigidos por autores que viveram largos anos nos continentes, em cujo seio descrevem o labor teológico.



Lieven Boeve «descreve o estatuto da Teologia em cada um dos seus principais contextos particulares – universidade, sociedade e Igreja – e, sobretudo, explora o significado do cruzamento de todos eles».

O fascículo prossegue com dois textos que «procuram compreender o enquadramento da Teologia em dois continentes, nos quais tem desenvolvido de forma especial a sua atividade crítica e pública: a América Latina e a Europa».

«No primeiro caso, Maria Clara Bingemer sintetiza os estudos que tem publicado sobre o assunto, avançando uma proposta para o futuro; no segundo caso, Alexandre Palma traça algumas linhas fundamentais do percurso atual da Teologia europeia, na variedade das suas configurações.»

Avançando pelas 208 páginas, o leitor encontra «duas reflexões sobre o carácter dialogante da Teologia, uma a partir do seu interior e da pluralidade das suas articulações, pela mão de Borges de Pinho, e outra na relação da Teologia com o mundo da arte, numa perspetiva fundamental, da autoria de Teresa Bartolomei».

O volume da Revista Portuguesa de Teologia encerra com duas notas «sobre a articulação da Teologia em dois contextos emergentes: a Ásia e a África. O primeiro texto é da autoria de Adelino Ascenso, e o segundo de José Nunes. Ambos viveram largos anos nos continentes, em cujo seio descrevem o labor teológico».


 

Rui Jorge Martins
Imagem: Capa | D.R.
Publicado em 14.12.2020

 

Título: Ephata - Revista Portuguesa de Teologia
Organizadores: João Manuel Duque, Domingos Terra
Editora: Universidade Católica Editora/Faculdade de Teologia
Páginas: 208
Preço: 15 €
ISSN: 2184-5778

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos