Um terço com 21 metros, feito com 70 balões, preso a uma varanda mas visível para toda uma cidade: a ideia partiu das religiosas da congregação Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, que com a iniciativa falam de proximidade e esperança, estimulando à oração individual e comunitárias neste momento difícil.
Em toda a cidade italiana de Avezzano avista-se claramente o gigantesco terço, composto por 60 balões azuis, e 10 brancos, que formam a cruz e as contas referentes à recitação do Pai-nosso, e pendurado no local mais alto do exterior da igreja do instituto religioso.
D.R.
«As pessoas da cidade, as pessoas à nossa volta fizeram-nos compreender nestes dias de isolamento que precisavam de um gesto de esperança. Assim, com as irmãs, fizemos um terço enorme, que é a nossa oração a Maria para lhe pedir a sua ajuda neste momento de dificuldade», explica a Ir. Carla Venditti.
O terço sobre os telhados de Avezzano, a uma centena de km a lste de Roma, «não é só um sinal ou um gesto de simples pedido de ajuda, é sobretudo um convite à união no Senhor», assinala a religiosa, que tem na proximidade a prostitutas uma das suas missões pastorais, procurando arrancá-las da vida de estrada, e recebendo-as numa casa de acolhimento.
«Nós transmitimos todos os dias a recitação do terço pelo Facebook a centenas de pessoas, não necessariamente da cidade, mas de todo o lado da Itália ou do mundo, que rezam connosco graças a este importante meio digital», acrescenta.
Há poucos dias, as religiosas da mesma congregação, mas em Roma, cantaram e rezaram nos telhados do seu instituto.