Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Projeto “Natal Juntos” convida à partilha de vídeos musicais e animações

«Vamos celebrar este Natal Juntos, partilhando canções natalícias e ecuménicas de amor e de esperança»: é este o desafio lançado pela plataforma Juntos pela Europa para o período natalício, sempre assinalado com concertos alusivos ao nascimento de Jesus, mas que este ano, devido à pandemia, não poderão ser realizados, ou, a serem-no, vão implicar a presença de menos público ao vivo, optando-se, previsivelmente, pelas transmissões através da internet.

O projeto inspira-se no riquíssimo património musical natalício formado por composições que se afirmaram, ao longo dos séculos, como clássicos de Natal, a partir do nascimento de Jesus.

Os promotores têm igualmente em consideração as centenas de coros, profissionais e amadores, em academias de música, paróquias e comunidades, constituídos por pessoas de todas as idades, crentes e não crentes, que as interpretam com critérios de qualidade.

«A celebração do nascimento de Jesus é um momento de alegria para todos. Os movimentos, comunidades ou grupos cristãos que queiram participar podem fazer um vídeo com a gravação de uma canção de Natal. Este vídeo pode ser uma filmagem ou uma animação», explica o texto da iniciativa, enviado ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

Os vídeos devem ser enviados por “e-mail”, podendo depois ser visionados e partilhados no Facebook e Youtube da plataforma Juntos pela Europa, que em Portugal integra as Conferências de São Vicente de Paulo, Comunidade Emanuel, Família Missionária Verbum Dei, Equipas de Nossa Senhora, Instituição Teresiana, Metanoia – Movimento Católico de Profissionais, Movimento Apostólico de Schoenstatt, Movimento dos Cursilhos de Cristandade, Movimento dos Focolares e Oficinas de Oração.

"Juntos pela Europa" assume-se como uma «rede de fraternidade e de empenho que tem como objetivo reavivar as raízes profundas do humanismo cristão» presentes no Velho Continente.

O movimento remonta a 31 de outubro de 1999, data em que a assinatura da "Declaração Conjunta sobre a Doutrina da Justificação" juntou líderes de movimentos e comunidades católicas e evangélicas de Itália e Alemanha, em Ausburgo, que decidiram, com base num «pacto de amor recíproco» inspirado pelo Evangelho, iniciar um caminho juntos.

«Desde então e progressivamente são já cerca de 300 movimentos e comunidades cristãs, de todo o continente europeu, que têm vindo a pôr em comum os seus carismas, numa colaboração efetiva, para enfrentar os desafios do continente europeu e para que esta comunhão possa dar frutos para o bem da Humanidade», refere o texto de apresentação do projeto.

A plataforma Juntos pela Europa «quer responder à necessidade de uma cultura de reciprocidade, onde indivíduos e povos diferentes podem acolher-se, conhecer-se, reconciliar-se, aprender a estimar-se e apoiar-se mutuamente».



Imagem D.R.

 

Rui Jorge Martins
Imagem: wjarek/Bigstock.com
Publicado em 08.10.2023

 

Envio de vídeos para: juntos.noporto@gmail.com

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Impressão digital
Paisagens
Prémio Árvore da Vida
Vídeos