Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

“Os prisioneiros”: Filme desencadeia debate

O filme “Os prisioneiros”, com realização, criação gráfica e animação de Margarida Madeira, animação finalizada em 2014 sobre mães que tiveram filhos na cadeia, é o argumento do debate que o Seminário de Coimbra promove este domingo, 22 de novembro.

«Ivo vive agora do lado de fora, mas gostava de estar do lado de dentro, com a mãe e o irmão mais novo. Sérgio viveu do lado de dentro, mas tinha a irmã do lado de fora. A casa é do lado de dentro, ou do lado de fora? E a liberdade? De que lado está a liberdade?», questiona o texto de apresentação desta curta de oito minutos.

Exibida em cerca de três dezenas de festivais e distinguida com prémios em Portugal, Brasil, Itália e Peru, a animação resultou da adaptação do livro “As prisioneiras – Mães atrás das grades”, da jornalista Isabel Nery, que frequentou as prisões de Tires e de Santa Maria do Bispo, tendo conversado com as reclusas e os seus filhos.

A conversa, que decorrerá pela internet (YouTube), a partir das 21h21, envolve o realizador Henrique Pereira (Universidade Católica Portuguesa) e Cristina Faria, diretora cultural do Instituo Politécnico de Coimbra, autora de um estudo com mulheres e música no contexto de cadeias femininas.

O debate visa evocar «um outro presépio de um Natal que este ano será em muito diferente de todos os outros. Mas o presépio de sempre onde o nascimento de Jesus se continuar a celebrar - a nascer nos pobres e na periferia», destaca uma nota enviada ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

O encontro, que coincide com a solenidade litúrgica de Cristo Rei, constitui «também possibilidade de celebrar outra maneira de ser 'rei' - um outro modo de reinar e a partir de outro trono».








 

Rui Jorge Martins
Imagem: "Os prisioneiros" | D.R.
Publicado em 20.11.2020

 

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos