Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

“O que é amar um país”: Agosto traz novo livro do cardeal Tolentino Mendonça

“O que é amar um país. O poder da esperança” é o novo livro do cardeal José Tolentino Mendonça, que a editora Quetzal vai disponibilizar a partir de 14 de agosto, e que já pode ser reservado.

«O tempo atual representa também uma oportunidade para nos reencontrarmos. Confinados a um isolamento, compreendemos talvez melhor o que significa ser - e ser de forma radical - uma comunidade», lê-se na nota de apresentação do volume (136 páginas, 14,40€).

O livro começa por apresentar, na íntegra, o discurso que o arquivista e bibliotecário da Santa Sé proferiu nas cerimónias do Dia de Portugal, a 10 de junho de 2020, no qual sublinhou que «a poesia é um guia náutico perpétuo; é um tratado de marinhagem para a experiência oceânica que fazemos da vida; é uma cosmografia da alma».

O segundo tema «está na origem de um texto intitulado “O poder da esperança”, publicado originalmente no início da pandemia, e onde se viaja pelo meio dos clássicos, da filosofia, da teologia e da poesia - como experiências da catástrofe e da terapia de resposta», explica a editora.

«Foi Pascal que escreveu que “as mãos sustêm a alma”. Hoje precisamos de mãos – mãos religiosas e laicas – que sustenham a alma do mundo. E que mostrem que a redescoberta do poder da esperança é primeira oração global do século XXI», escreveu o primeiro diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura a fechar o ensaio.

A obra encerra com onze textos «que prolongam a leitura dos livros anteriores de José Tolentino Mendonça em torno da necessidade da beleza e contemplação em tempos de solidão, imprevisibilidade e dor extrema».

«Trata-se de um livro de grande urgência - que diz respeito a todos, crentes e não crentes. Sobretudo, a todos os portugueses», aponta a editora.


 

Rui Jorge Martins
Imagem: Capa | D.R.
Publicado em 08.10.2023

 

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Impressão digital
Paisagens
Prémio Árvore da Vida
Vídeos