Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Teologia e espiritualidade

Nova encíclica de Bento XVI sai na Quaresma e vai centrar-se na morte e ressurreição de Jesus

A quarta encíclica de Bento XVI vai centrar-se na morte e ressurreição de Jesus (Páscoa) como a razão principal da fé cristã, avança este domingo o site "Vatican Insider", ligado ao jornal italiano "La Stampa".

A obra, que terá sido praticamente concluída este verão em Castel Gandolfo, residência estival dos papas próxima do Vaticano, está agora na fase dos retoques finais, prevendo-se que a sua publicação ocorra entre fevereiro e março, constituindo um dos momentos mais importantes da Quaresma de 2013.

No Ano da Fé, que começou a 11 de outubro e termina a 24 de novembro de 2013, o papa quer oferecer à Igreja a sua reflexão sobre o que significa ser cristão hoje, sobre o papel da fé na vida da pessoa e da sociedade e sobre o valor da verdade cristã, ligando estes elementos à Páscoa.

«O texto do papa é belíssimo», afirmou um prelado da cúria do Vaticano, acrescentando que Bento XVI recorreu a uma «linguagem simples» para exprimir «verdades complexas e muito profundas».

Esta carta sobre a fé completa o tríptico das virtudes teologais, fundamentos do cristianismo, já abordadas por Bento XVI nas encíclicas sobre a caridade ("Deus caritas est", de 2006) e a esperança ("Spe salvi", de 2007), a que se juntou em 2009 a "Caritas in veritate", sobre questões de ordem social.

No próximo dia 21 de novembro vai estar disponível nas livrarias portuguesas, bem como nos principais mercados mundiais, o livro "Jesus de Nazaré - A infância de Jesus", assinado por Joseph Ratzinger - Bento XVI.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 11.11.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

FotoBento XVI
Vaticano, 11.11.2012
EFE/EPA

 

Ligações e contactos

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página