Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Arquitetura: Itinerário por igrejas modernas visita obras de Diogo Lino Pimentel e Luiz Cunha

A sétima edição do itinerário de arquitetura religiosa contemporânea vai este ano deter-se em seis obras de Diogo Lino Pimentel e Luiz Cunha, autores «de grande relevância na arquitetura religiosa em Portugal», ambos falecidos em janeiro.

O projeto, marcado para 18 de maio, é promovido por um grupo de arquitetos voluntários ("Átrio"), dedicado à partilha, estudo e discussão da arquitetura, arte e liturgia, que integra o arquiteto João Alves da Cunha.

A iniciativa começa às 10h00, em Lisboa, no centro paroquial e capela funerária da Ameixoeira (Luiz Cunha, 1990-2012), prosseguindo, uma hora depois, na igreja de Santo António dos Cavaleiros (Diogo Pimentel, 1966-1982).

Às 12h00 a rota passa pela igreja de Cristo Rei, na Portela (Luiz Cunha, 1981-1992), e pelas 15h00 é a vez da igreja de Santa Joana Princesa, no bairro de Alvalade (Diogo Pimentel, 1980-2002).

A capela do colégio de S. José, no Restelo (Diogo Pimentel, 1981), ainda em Lisboa, e a capela da clausura das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, na Parede (Luíz Cunha, 1977-1981) são as últimas paragens do itinerário, que se conclui com a celebração da missa, às 18h00.

A participação é gratuita, mas por motivos logísticos é requerida a inscrição.


 

Rui Jorge Martins
Imagem: Igreja de Cristo-Rei, Portela de Sacavém
Publicado em 07.05.2019

 

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos