Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Indecisão

«O ser mais infeliz do mundo é aquele no qual a realidade mais habitual e praticada é a indecisão.»

A hesitação a que aqui me refiro não é a ponderação séria e motivada («característica da inteligência», como a definia o escritor francês Henri de Montherlant), mas como substancial incapacidade de escolher, indecisão, precisamente.

Trata-se de uma doença da alma que tem sobretudo um efeito, como afirma na frase citada o filósofo norte-americano William James: a infelicidade.

Quem não sabe optar por uma escolha, permanecendo aquém do agir, encontra-se numa insegurança permanente que o tortura e o torna agitado e insatisfeito.

Creio que todos na vida encontrámos pelo menos um exemplar desta síndrome espiritual: pessoas, talvez, dotadas de grandes qualidades, que não estabelecem nada porque nunca querem arriscar uma decisão, entrevendo-lhe o negativo possível.

Uma ajuda poderia ser o conselho e o apoio de uma pessoa amiga; mas muitas vezes nem sequer com uma presença ao lado conseguem superar a sua dúvida permanente, o seu titubear sistemático, a radical insegurança do seu eu, o constante vacilar da sua vontade.

Estamos, portanto, na presença de um fenómeno humano delicado que não deve ser ridicularizado, porque arrasta consigo infelicidade e amargura.

Todavia, a concluir, gostaria de recordar a quem não é afligido por esse limite uma frase do prólogo de um drama de Brecht, “A alma boa de Setsuan”: «Hesitar é sempre bom, desde que faças aquilo que deves fazer». Um pouco de reflexão e cautela é, com efeito, sempre necessária.


 

P. (Card.) Gianfranco Ravasi
In Avvenire
Trad.: Rui Jorge Martins
Imagem: Flynt/Bigstock.com
Publicado em 20.07.2019

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos