Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Exposição: “Dominicanos. Arte e Arquitetura Portuguesa. Diálogos com a modernidade”

Os 800 anos da abertura do primeiro convento em Portugal da Ordem dos Pregadores (Dominicanos) vão ser assinalados com a exposição  “Dominicanos. Arte e Arquitetura Portuguesa. Diálogos com a modernidade”.

A iniciativa, que decorre de 14 de abril a 10 de junho, no convento de S. Domingos, em Lisboa (Alto dos Moinhos), «releva o contributo da encomenda dominicana na renovação da arte sacra e arquitetura religiosa no século XX», refere a página da mostra.

Organizada pelo Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa e o Instituto de São Tomás de Aquino, a exposição «pretende dar a conhecer os caminhos de aproximação com a arte e arquitetura moderna através de quatro obras desconhecidas do grande público».

O itinerário expositivo, que abrange igrejas e conventos localizados em Lisboa, Porto, Fátima, Ourém e Lisboa, «reúne pela primeira vez maquetas, desenhos, fotografias e obras de arte proveniente de diferentes arquivos e instituições».

Eduardo Raul da Silva Martins, Manuel da Silva Passos Júnior, Fernando Peres, Fernando Távora, Luiz Cunha, Diogo Lino Pimentel, José Fernando Gonçalves e Paulo Providência são os arquitetos evocados.

Da parte dos artistas plásticos marcam presença Maria Luísa Marinho Leite, José Grade, Maria do Carmo d’Orey, José Espiga Pinto, Isolda Norton, Georges Serraz e Ferdinand Gehr.

A Comissão Científica é composta pelos arquitetos João Alves da Cunha (membro do Grupo de Arquitetura do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura), João Luís Marques, Paulo Miranda (todos com carreiras académicas de investigação) e Pedro Castro Cruz.

A mostra pode ser visitada de quinta-feira a domingo, das 16h00 às 19h00, com entrada gratuita. O programa prevê a realização de visitas guiadas à exposição e ao convento nos dias 28 de abril, 26 de maio e 9 de junho, sempre às 16h00.

Tanto o percurso orientado como a participação numa conferência marcada para 12 de maio, à mesma hora, requerem a inscrição prévia através de correio eletrónico (expoarquiteturadominicanos@gmail.com).

A exposição foi precedida de quatro conferências realizadas em 2016, integradas nas “Jornadas de História: Os Dominicanos em Portugal (1216-2016)”, que tiveram como intervenientes os membros da Comissão Científica.



 

SNPC
Publicado em 05.03.2018 | Atualizado em 10.10.2023

 

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Impressão digital
Paisagens
Prémio Árvore da Vida
Vídeos