Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Estrela do mar

«Maria significa “estrela do mar”, precisamente desse mar do qual está escrito: “Eis o mar espaçoso e vasto; nele deslizam peixes sem número”. O céu tem muitas estrelas; uma tem o mar, e é a mais luminosa de todos. Quem a segue não caminhará nas trevas, mas terá a luz da vida.»

Sobre a etimologia do nome Maria teceu-se uma investigação que muitas vezes desembocou no caminho da fantasia. Já S. Jerónimo imaginava que significava “estrela do mar”, e é por esse caminho que nasce o delicioso canto mariano “Ave, maris stella”, também uma parábola da orientação que a Mãe de Jesus oferece a quem caminha na escuridão ou nas tempestades da vida.

Por causa de um erro de escrita, aquela imagem transformou-se ainda em “stilla maris”, ou seja, Maria teria em si uma gota do mar divino infinito e eterno. Mais filologicamente, alguns recorreram ao egípcio “meri”, “formosa, bela”; mais corretamente, talvez se devesse pensar numa raiz semita que significa “elevada, exaltada”.

Certo é que a piedade popular confiou a Maria, de quem hoje celebramos a anunciação, a missão de brilhar no «mar espaçoso e vasto» da vida, para nos conduzir, também na noite tenebrosa, ao seu Filho. É o que sugere o beneditino Bruno d’Asti (1045/49-1123) no trecho por nós citado.

Não é por acaso que um dos ícones mais comuns do Oriente e o de Maria Odigítria, isto é, aquela que nos indica o caminho. E nunca como nestes tempos confusos e incertos, queremos que resplandeça uma estrela que nos guie para uma meta de esperança.









 

P. (Card.) Gianfranco Ravasi
In Avvenire
Trad.: Rui Jorge Martins
Imagem: "Anunciação" (det.) | Leonardo da Vinci | 1475-1480 | Galleria degli Uffizi, Florença, Itália
Publicado em 25.03.2019

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos