A igreja de S. Tomás de Aquino, em Lisboa, apresenta este sábado, 22 de dezembro, às 21h00, a estreia absoluta de “Missa do Parto”, composta por Alfredo Teixeira, «breve cantata popular, a partir da recriação de cinco cantos madeirenses para a novena de Natal.», explica o autor.
«Na Madeira, a preparação do Natal herdou o espírito da solenidade da festa da Senhora do Ó, fixada no calendário litúrgico no dia 17 de dezembro, representada na figura de uma Senhora explicitamente grávida. A piedade que se desvela no contexto devocional destas celebrações verte-se numa mística de contemplação da «Senhora Virgem do Parto». Trata-se de uma espiritualidade em que a beleza feminina (do nome e da figura) se apresenta como uma linguagem transparente para o sobrenatural.», acrescenta Alfredo Teixeira.
A Missa do Parto, que a comunidade paroquial celebrou liturgicamente no dia 13, é uma tradição madeirense que invoca a maternidade da Virgem Maria e que decorre ao nascer do dia, ainda de madrugada, antes das atividades laborais.
«Mais que um mero concerto com músicas alusivas ao Natal, procura-se proporcionar a todos um verdadeiro momento de introspeção e de participação; um momento musical que, acima de tudo, prepare a vinda de Jesus», no contexto do Advento, assinala a paróquia.
A segunda parte do concerto, interpretado pelo Ensemble São Tomás de Aquino, oferece «uma sequência de conhecidas músicas de Natal, em que todos serão chamados a participar».
Nascido em 1965, Alfredo Teixeira, professor e investigador da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, fez os seus estudos musicais na Escola do Conservatório Nacional (Lisboa) e frequentou o Curso Internacional de Direção Coral "Lleidatà Orfeo" (Catalunha), sob a orientação de Lászlo Heltay.
Tendo estudado Composição com Jorge Peixinho, dedica-se à criação musical e atividade coral. A sua obra para coro de crianças e piano "O Menino Jesus numa estória aos quadradinhos" venceu a edição de 2013 do Prémio Internacional de Composição Fernando Lopes Graça (Museu da Música Portuguesa – Câmara Municipal de Cascais).
No ano seguinte, ganhou o Prémio Especial (2.º lugar) do "New Music for Easter Time International Competition for Choral Composition" (Associazione Musicale Musica Ficta) com a obra "O Crux".
D.R.