Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Devedores e construtores

«Somos devedores e não proprietários daquilo que temos porque somos, primeiro que tudo, devedores daquilo que somos.»

É da obra “O grão de areia”, do jurista italiano Francesco Carnelutti, que extraímos esta reflexão, ligada a um tema profundamente cristão dado que se liga ao conceito de graça que está «no princípio» da nossa própria existência.

É famosa a variação introduzida pelo teólogo Karl Barth à asserção cartesiana «cogito, ergo sum», «penso, logo sou»: «Cogitor, ergo sum», «sou pensado [por Deus], logo sou».

Na raiz do nosso ser e existir, viver e operar há uma escolha e um ato divino, uma palavra que nos chamou. Não somos, então, proprietários, mas devedores, como sugere Carnelutti.

Esta consideração sobre a transcendência da vida tem a sua atualidade nos dias em que vivemos, tão inclinados à tentação de prevaricar sobre esta realidade, considerando-a campo livre para toda a incursão, quase como se fosse só uma questão biológica ou física.

Afirmada vigorosamente esta dimensão “religiosa” da vida (e entendemos o adjetivo no sentido mais largo do termo), exaltada a graça divina que nos precede, declarada a indisponibilidade da pessoa a qualquer manipulação, temos porém que reconhecer que a vida é também uma tarefa confiada às nossas mãos.

Como dizem os alemães, é «gabe», «dom», mas também «aufgabe», «empenho». O que somos devemo-lo ao Criador, mas o que nos tornamos devemo-lo também às escolhas da nossa liberdade, à solicitude da nossa aplicação, à nossa diligência. O talento recebido não deve ser enterrado no fundo escuro da inércia e da indiferença negligente.


 

P. (Card.) Gianfranco Ravasi
In Avvenire
Trad.: Rui Jorge Martins
Imagem: Vicheien Petchmai/Bigstock.com
Publicado em 09.01.2019

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos