Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Curso sobre "cultura, arte e património" de ordens e congregações religiosas em Portugal

Imagem S. Francisco de Assis | Jusepe de Ribera | 1643 | Galeria Palatina, Palácio Pitti, Florença, Itália | D.R.

Curso sobre "cultura, arte e património" de ordens e congregações religiosas em Portugal

A segunda parte do curso livre de História das Ordens e Congregações Religiosas, organizado pelo Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias (CLEPUL) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, vai ser dedicada ao tema "Cultura, arte, património".

A formação, que se realiza aos sábados, das 18h00 às 20h00 e conta com o apoio da Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos, recomeçou no dia 10 de janeiro com uma sessão sobre a família carmelita.

O programa prossegue no dia 17 de janeiro, com o tema "Estudar e rezar para converter o mundo", com Augusto Moutinho Borges, que falará sobre a família dominicana - religiosos e religiosas.

"O poder do despojamento" é o tema proposto a 24 de janeiro por José Eduardo Franco, que incide sobre os vários ramos dos franciscanos: conventuais, menores, capuchinhos, arrábidos, flamengas, vitorianas e clarissas.

O ideário de S. João de Deus na espiritualidade e ação das congregações hospitaleiras, masculina e feminina, será analisado a 7 de fevereiro por Augusto Moutinho Borges.

A 21 de fevereiro, o curso apresenta "o fascínio da universalidade", com José Eduardo Franco, que fala sobre "A paixão de evangelizar e de educar", "jesuítas" e "oratorianos", e no dia 28 Ricardo Ventura comenta a história da família vicentina ("o serviço aos pobres como ideal").

Esta secção do ciclo termina a 7 de março com "a explosão das congregações frente aos projetos de secularismo contemporâneo", que compreende a apresentação das «principais» ordens e comunidades religiosas, por José Eduardo Franco.

Adoradoras Escravas, Amor de Deus, Apresentação de Maria, combonianos, Consolatinos, família claretiana, dehonianos, doroteias, espiritanos, marianos, maristas, monfortinas, família paulista, S. José De Cluny, Religiosas do Coração, família salesiana, Servas de Nossa Senhora de Fátima, verbitas e redentoristas são as congregações indicadas no programa.

O curso realiza-se na Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos (R. Barros Queirós, 20 - 2.º). O valor da inscrição é de 55 € para sócios da instituição, estudantes e membros do CLEPUL, e 65 € para os demais participantes.

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 12.01.2015 | Atualizado em 26.04.2023

 

Informações e inscrições: Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos - Telfs. 218 885 381, 918 748 695; geral@amigosdoscastelos.org.pt

 

 
Imagem S. Francisco de Assis | Jusepe de Ribera | 1643 | Galeria Palatina, Palácio Pitti, Florença, Itália | D.R.
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos