Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Curso livre de história das ordens e congregações religiosas

Imagem

Curso livre de história das ordens e congregações religiosas

O Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias (CLEPUL) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa realiza entre novembro e dezembro o curso livre "História das Ordens e Congregações Religiosas - Cultura, Arte, Património.

O curso livre, promovido em parceria com a Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos, que acolhe a iniciativa, começa a 8 de novembro com a sessão dedicada ao tema "Nas origens da vida monástica em Portugal".

Os encontros, que decorrem aos sábados, das 18h00 às 20h00, prosseguem a 15 de novembro ("A utopia da solidão: eremitismo"), 22 ("Oração e trabalho: monaquismo beneditino") e 29 de novembro ("O esplendor da austeridade: cistercienses e sua rede de mosteiros").

As sessões de dezembro, nos dias 6 e 13, centram-se, respetivamente, nas "Ordens guerreiras e protetoras: ordens militares", e "Em nome dos cativos: ordens de assistência aos prisioneiros de guerra".

A formação (50 € para associados e estudantes, 60 € para o público em geral) assegurada por Augusto Moutinho Borges, José Eduardo Franco (coordenador científico), João Inglês Fontes, Luís Pinheiro e Sílvia Ferreira.

O CLEPUL foi criado em 1974 por Jacinto Prado Coelho, na sequência da revolução de 25 de abril, conhecida por Revolução Democrática do 25 de Abril, com o propósito de promover pesquisa e conhecimento sobre o universo das literaturas e suas expressões culturais dos países que falam a língua portuguesa.

A instituição tem mais de meio milhar de investigadores distribuídos por sete grupos de investigação e igual número de polos que desenvolvem investigação em diversas áreas das Ciências Literárias e da História da Cultura, em Portugal e no estrangeiro.

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 01.10.2014 | Atualizdo em 26.04.2023

 

 

 
Imagem
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos