Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Curso desvela relações das igrejas contemporâneas com espiritualidade da arquitetura

«Será que as igrejas podem contribuir e gozar de uma empatia com a transcendência e a espiritualidade da arquitetura?»: a resposta a esta pergunta é um dos objetivos do curso “Arquitetura, espiritualidade e celebração cristã”, que vai decorrer, pela internet, entre terça e quinta-feira da próxima semana.

Organizada pela Brotéria, a iniciativa será conduzida pelo P. João Norton de Matos SJ, que «questionará a noção de transcendência e espiritualidade da arquitetura, através de casos de estudo e escritos de arquitetos», refere a página da instituição.

No primeiro dia, 16 de março, será questionada «a noção de transcendência e espiritualidade da arquitetura, do ponto de vista interno desta disciplina, na sua autonomia, através do conceito de estilo», recorrendo-se, para esse efeito, a «textos de teóricos da arquitetura e escritos de arquitetos».

Na segunda sessão serão apresentadas «algumas igrejas consideradas obras clássicas da arquitetura religiosa moderna e contemporânea», que «apontam para a resolução concreta de intenções explícitas de transcendência e espiritualidade».

Por fim, no dia 18, serão tratados «novos exemplos da arquitetura religiosa moderna e contemporânea, não imediatamente do ponto de vista do estilo, mas da sua função religiosa litúrgica».

Os encontros conduzidos pelo religioso jesuíta, licenciado em arquitetura, com especializações em estética e filosofia da arte e em teologia da cultura, começam às 21h00 e têm duração estimada de 90 minutos. O valor da inscrição para aceder às sessões é de 15 euros.


 

Rui Jorge Martins
Imagem: D.R.
Publicado em 07.10.2023

 

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Impressão digital
Paisagens
Prémio Árvore da Vida
Vídeos