Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Cuca Roseta, João Só e D. José Tolentino Mendonça meditam Tríduo Pascal

A fadista Cuca Roseta, o cantor e compositor João Só e o arcebispo D. José Tolentino Mendonça vão ajudar a viver espiritualmente a Quinta e Sexta-feira Santas, bem como o Domingo de Páscoa, na aplicação Passo-a-Rezar.

Cuca Roseta dá voz às meditações do responsável pelo Arquivo Secreto e Biblioteca Apostólica do Vaticano, enquanto que os excertos bíblicos vão ser lidos por João Só, refere uma nota de imprensa enviada hoje ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

«Na Quinta-Feira Santa, 18 de abril, recordando a Última Ceia e o gesto do lava-pés, D. José Tolentino Mendonça diz-nos que “Jesus nos convida a estar à mesa”, lembrando que “a mesa é a extensão da vida”, “o lugar da resposta positiva às necessidades mais elementares e também àquelas que o nosso coração, sedento de amor, exprime”», assinala o comunicado.

Para o dia seguinte, em que se assinala a crucificação e morte de Jesus, D. Tolentino Mendonça salienta a atitude de esquecimento pessoal de si próprio: «Para poder dar aos outros a vida, tens de aceitar gastar e perder a tua».

No Domingo de Páscoa, o prelado fala da ressurreição de Jesus, «a maior verdade» que os cristãos são chamados a acreditar, e que nesta vida se exprime pela «comunhão, o perdão, a amizade, a fraternidade, a compaixão, a misericórdia, o serviço».

“Passo-a-rezar” é uma iniciativa que «conjuga oração e tecnologia», propondo «dez minutos de oração diária que podem ser usufruídos, a qualquer hora, em qualquer lugar», a partir de um leitor de ficheiros mp3, telemóvel, “tablet” ou computador.

Nascido em Portugal em fevereiro de 2010, o projeto é promovido pela Rede Mundial de Oração do Papa (Apostolado da Oração), obra da Santa Sé confiada aos Jesuítas.


 

Rui Jorge Martins
Imagem: D.R.
Publicado em 11.04.2019

 

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos