Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

“Conversas na Sacristia”: Diálogos com crentes e não crentes sobre vida, cultura e arte

«Uma proposta de diálogo sobre a vida, a cultura e arte, nas suas diferentes expressões e manifestações, com crentes e não-crentes, em que cada convidado escolherá uma frase ou um texto bíblico, que servirá de pretexto ou de ponto partida para um diálogo na Sacristia da Igreja de São José, em Ponta Delgada.»

Esta é a proposta das “Conversas na Sacristia”, iniciativa da Pastoral da Cultura da paróquia de S. José, na ilha de S. Miguel, que convida à descoberta de uma «paleta de olhares sobre o mundo, na descoberta de novos territórios para a manifestação da fé ou para a expressão das dúvidas sobre a fé,“ porque era este lugar que eu precisava agora”, como escreve Ana Luísa Amaral», sublinha uma nota enviada ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

Este «projeto de evangelização e pensamento da fé através da cultura» vai ter a sessão inaugural nesta quarta-feira, 29 de março, às 18h30, com a participação do P. Paulo Duarte, SJ.

«A Igreja abre-se ao mundo em escuta atenta, acolhimento de todos e diálogo com a sociedade», na continuidade do ensinamento do papa Francisco, que aponta caminhos «ao encontro das pessoas, das suas angústias, problemas, incertezas, tristezas e alegrias».

Com efeito, na exortação apostólica “Evangelii gaudium”, sobre o anúncio do Evangelho, Francisco acentua que continuam a formar-se «novas culturas», em «geografias humanas onde o cristão já não costuma ser promotor ou gerador de sentido, mas recebe delas outras linguagens, símbolos, mensagens e paradigmas que oferecem novas orientações de vida, muitas vezes em contraste com o Evangelho de Jesus». Trata-se de «uma cultura inédita» que «palpita e está em elaboração na cidade».

A paróquia açoriana frisa que «a disponibilidade para partir é condição essencial para compreender melhor as novas dinâmicas sociais, as relações interpessoais, a pluralidade social e cultural que marca a vida das cidades».

Pretende-se que neste ciclo sejam abertas as portas «para os sentidos, para a espiritualidade contemporânea, para a partilha da palavra, das sensações e das emoções».


 

Rui Jorge Martins
Imagem: Igreja de S. José, Ponta Delgada, S. Miguel | D.R.
Publicado em 27.03.2023

 

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Impressão digital
Paisagens
Prémio Árvore da Vida
Vídeos