Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Cinema: Ciclo “RevelAr-Te” exibe Disney, Fellini, Rossellini

Decorre até domingo, em Almada, a 9.ª edição do ciclo de cinema católico “RevelAr-Te”, «uma proposta de filmes «que falam de um outro olhar sobre a realidade, um olhar que parte de Cristo».

Após “The hidden rebellion”, projetado quarta-feira, esta quinta-feira é exibido “Fantasy”, filme de 1940 realizado por Walt Disney (2h05), que será introduzido por Isabel Almeida e Brito, diretora do Colégio S. Tomás.

«Um diretor de cinema atormentado recua nas suas memórias e fantasias», ponto de partida de “8 1/2", de Federico Fellini (1963, 2h18), é a proposta para sexta-feira, com comentário prévio do advogado e tradutor Manuel Maria Barreiros.

No sábado, “O insulto”, do cineasta Ziad Doueiri (2017, 1h52), apresentado por Maria da Madre Deus Pacheco de Amorim, mestre em Teoria da Literatura, fala de «uma troca emotiva entre um cristão libanês e um refugiado palestino» que acaba «num processo judicial que chama a atenção nacional».

A iniciativa termina no domingo com “Roma, cidade aberta” (1945, 1h43), de Roberto Rossellini, película introduzida por Rui Santos, produtor cinematográfico, centrada na perseguição dos nazis, na capital italiana, ao líder da Resistência, Giorgio Manfredi, que busca refúgio e maneira de escapar.

As sessões, organizadas pelo grupo NUCA – Novos Universitários Católicos e pela paróquia de Nossa Senhora do Monte de Caparica, realizam-se no Fórum Municipal Romeu Correia, às 21h30, com entrada livre.









 

Rui Jorge Martins
Imagem: "Roma, cidade aberta" | D.R.
Publicado em 13.12.2018

 

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos