Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Cardeal Tolentino Mendonça inaugura curso de Filosofia, Literatura e Espiritualidade

A mais recente encíclica do papa Francisco, “Fratelli tutti”, aprofundada pelo cardeal Tolentino Mendonça, vai abrir, a 11 de janeiro, a nova edição do curso “Filosofia, Literatura, Espiritualidade”, que a comunidade da Capela do Rato, em Lisboa, organiza através da internet.

A iniciativa denominada “Caminhos cruzados”, que decorre até ao final do mês de abril, através de quinze sessões entre as 19h00 e as 20h30, prossegue com “Alice no país das maravilhas”, de Lewis Carroll, por Miguel Tamen, a 18 de janeiro, e, na semana seguinte, o P. Adelino Ascenso fala de “O profeta” (Khalil Gibran).

O mês de fevereiro começa com “Homo Deus”, de Yuval Harari, por Manuel José Carmo Ferreira, seguindo-se “Ágora”, escrito por Ana Luísa Amaral e comentário de Francisco de Almeida Dias, e “Se isto é um homem”, de Primo Levi, analisado por Maria Luísa Ribeiro Ferreira, que assume a coordenação científica do curso.

“Paciência com Deus”, de Tomáš Halík, lido pelo P. Alexandre Palma, é a primeira obra de março, que avança com “O dia dos prodígios”, de Lídia Jorge, por Isabel Rocheta, “O livro do meio”, assinado por Maria Velho da Costa e Armando Silva Carvalho, com comentário de Isabel Allegro de Magalhães, “A divina comédia”, obra de referência de Dante Alighieri, por Filipa Afonso, e “O admirável mundo novo”, de Aldous Huxley, analisado por Maria Luísa Leal de Faria.

As últimas sessões, correspondentes a abril, iniciam-se com “Mrs. Dalloway”, de Virginia Woolf, por Carlos João Correia, “Regresso à terra”, comentado pelo seu autor, Viriato Soromenho-Marques, “Ilíada”, de Homero, por José Pedro Serra, e “Diário de um pároco de aldeia”, de Georges Bernanos, apresentado pelo responsável da Capela do Rato, P. António Martins.

O ciclo coincide, em seis obras, com o curso anunciado para 2020, e que, por causa da pandemia, teve de ser interrompido a partir da segunda quinzena de março.

A inscrição, que deve ser formalizada através da página da comunidade, tem o custo de 15 euros. A organização, ainda este mês, remeterá aos participantes informações sobre as edições disponíveis das obras, assim como os currículos dos conferencistas e a ligação para o acesso aos encontros.



Imagem



 

Rui Jorge Martins
Imagem: Card. José Tolentino Mendonça | © Expresso
Publicado em 09.12.2020

 

Informações: Capela do Rato

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos