Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Bispos da Alemanha elegem pela primeira vez uma mulher para secretária-geral da Conferência Episcopal

Beate Gilles vai ser a primeira mulher a ocupar, a partir de 1 de julho, o cargo de secretária-geral da Conferência Episcopal Alemã, na sequência da votação realizada durante a assembleia plenária dos bispos, que começou hoje.

«É considerada uma teóloga profunda, fortemente inserida nas diversas estruturas da Igreja católica e dotada das melhores capacidades organizativas», declarou o presidente do episcopado durante uma conferência de imprensa.

Para D. Georg Bätzing, a eleição de Gilles, que assume igualmente a direção da Associação das Dioceses da Alemanha, «é um sinal forte de que os bispos estão a manter a promessa de promover as mulheres a posições de liderança».

A nova secretária-geral, que anteriormente dirigiu o departamento para as crianças, jovens e família no ordinariato episcopal de Limburg, e antes em Estugarda, afirmou esperar ter a capacidade de «satisfazer plenamente as exigências» das novas funções.

«Esta é uma fase exigente, mas também entusiasmante para a Igreja católica na Alemanha. Algo de novo começou com o caminho sinodal», sublinhou Beate Gilles, perita em comunicação religiosa televisiva e em questões sociais e laborais.

Nascida em 1970, Beate Gilles recebeu o doutoramento no ano 2000, com uma tese sobre estudos litúrgicos. Colaborou com a estação de televisão nacional alemã ZDF, e na primeira década deste século trabalhou na diocese de Estugarda, passando para a diocese de Limburg em 2010.


 

Rui Jorge Martins
Fonte: Conferência Episcopal Alemã
Imagem: Beate Gilles | © Schnelle/Deutsche Bischofskonferenz
Publicado em 07.10.2023

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Impressão digital
Paisagens
Prémio Árvore da Vida
Vídeos