Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Átrio dos Gentios: Oito eventos de 2019, oito inspirações para 2020

Música, bem comum, mediação cultural, desporto, desenvolvimento sustentável e diálogo intercultural foram os grandes temas que acompanharam o ano de 2019 do Átrio dos Gentios, plataforma do Vaticano, através do Conselho Pontifício da Cultura, para o diálogo entre crentes e não crentes.

Resumimos os principais eventos de 2020, naturalmente inseridos na realidade italiana, mas que podem servir de inspiração para que dioceses, secretariados, paróquias, movimentos e grupos possam dar seguimento a duetos – e não duelos – entre vozes e personalidades relevantes da cultura laica e católica sobre questões e desafios que interessam à sociedade.

A promoção da cultura entre pessoas mais desfavorecidas, especialmente crianças, tem também vindo a ganhar relevo na programação do Átrio dos Gentios, fundado em 2011.

As iniciativas decorrem num espírito de abertura e acolhimento do outro, com vista a superar as desconfianças ainda existentes entre perspetivas aparentemente inconciliáveis, na sequência da intuição do papa emérito Bento XVI: «Penso que a Igreja deveria também hoje abrir uma espécie de "átrio dos gentios", onde os homens pudessem de qualquer modo agarrar-se a Deus, sem o conhecer e antes de terem encontrado o acesso ao seu mistério, a cujo serviço está a vida interna da Igreja. Ao diálogo com as religiões deve acrescentar-se hoje sobretudo o diálogo com aquelas pessoas para quem a religião é uma realidade estranha, para quem Deus é desconhecido, e contudo a sua vontade não é permanecer simplesmente sem Deus, mas aproximar-se d'Ele pelo menos como Desconhecido» (21.12.2009).

A importância do Átrio dos Gentios foi depois reforçada pelo papa Francisco: «Como crentes, sentimo-nos próximo também de todos aqueles que, não se reconhecendo parte de qualquer tradição religiosa, buscam sinceramente a verdade, a bondade e a beleza, que, para nós, têm a sua máxima expressão e a sua fonte em Deus. Sentimo-los como preciosos aliados no compromisso pela defesa da dignidade humana, na construção duma convivência pacífica entre os povos e na guarda da criação. Um espaço peculiar é o dos chamados novos Areópagos, como o “Átrio dos Gentios”, onde “crentes e não-crentes podem dialogar sobre os temas fundamentais da ética, da arte e da ciência, e sobre a busca da transcendência”. Também este é um caminho de paz para o nosso mundo ferido» (“Evangelium gaudium”, 257).

Entre Céu e Terra
No esplêndido teatro Scala, em Milão, reflexão dedicada ao encontro entre música e espiritualidade, com o cardeal Gianfranco Ravasi, presidente do Conselho Pontifício da Cultura, e o maestro Zubin Mehta, que, a seguir, dirigiu a “Missa em Dó menor”, de Mozart.

Encontro entre géneros e gerações
No Lucca Classic Music Festival uma conversa entre o cardeal Ravasi, o jovem rapper Marco Anastasio, a diretora de orquestra Beatrice Venezi e a soprano Maria Agresta.

Previdência e Providência
Diálogo sobre as possíveis ligações entre “previdência” e “providência”, palavras irmãs que na sociedade contemporânea se referem a dois universos diferentes, o legislativo, socioeconómico e político, e o da fé e transcendência.

Livros e livreiros, mediadores culturais
Dia de reflexão com intelectuais e profissionais do setor sobre o papel dos livros e o futuro dos livreiros e das livrarias da era da desintermediação.

Amazónia, floresta de culturas
Peritos em culturas e responsáveis de várias religiões encontraram-se para aprofundar e promover os temas da sustentabilidade ambiental e social, por ocasião do Dia Internacional das Florestas.

#BeAlive
Projeto dedicado à promoção do desporto entre os jovens e a prática desportiva como instrumento de participação e inclusão social, que culminou num encontro entre 250 estudantes e atletas profissionais.

“Comboio das Crianças”
A iniciativa envolveu num percurso pedagógico 400 pequenos alunos provenientes de três escolas de Génova, que sofreram com o desabamento da ponte Morandi, e de várias escolas da Sardenha, região atingida por inundações em 2013. À semelhança das edições anteriores, as crianças encontraram-se com o papa, a quem descreveram as suas experiências e esperanças futuras.

Fotografia: A África nos olhos das crianças
Um projeto cultural no Mali e no Quénia dirigido a jovens sem-teto e a crianças em graves condições de pobreza, que se concretizou numa mostra fotográfica itinerante.


 

Edição: Rui Jorge Martins
Fonte: Cortile dei Gentili
Imagem: D.R.
Publicado em 17.01.2020 | Atualizado em 27.01.2020

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos