Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Associação de Estudantes da Faculdade de Teologia apresenta novo número da revista “Fundamentum”

A mais recente edição da “Fundamentum”, revista da Associação de Estudantes da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (Lisboa), é dedicada à “santidade” e abre com um estudo bíblico assinado pelo Card. José Tolentino Mendonça.

O número nove da publicação é apresentado hoje, 2 de julho, em sessão pela internet aberta a todos os interessados, contando com a exibição de dois vídeos sobre a santidade, produzidos com a colaboração dos padres Pedro Boleo Tomé (Opus Dei) e José Frazão Correia (Jesuítas).

No editorial, os responsáveis pela revista dirigida por Mariana Marques Rodrigues expressam o desejo de que os leitores possam encontrar «um fecundo estímulo para o estudo e para a sua inteligência crente».

O Card. Tolentino Mendonça observa que «todos somos feridos, opacos, inacabados. Cada um de nós traz dentro de si uma quantidade irrazoável de sonhos sufocados, de pontas desacertadas, de palavras que não chegaram a ser ditas, de uma violência interior, mais difusa ou concentrada. E os mecanismos de autodefesa e de culpabilização só nos isolam ainda mais».

«Mas a santidade, há de explicar Jesus a Pedro, não é a impecabilidade, mas este movimento profundo de nos voltarmos para um outro, para o Todo-Outro, e deixarmo-nos atravessar por uma experiência de reconhecimento e misericórdia, como na penumbra da catedral o vitral se deixa atravessar pela luz», aponta.

“A santidade como expressão da Aliança de Deus”, “Quando o amor se torna amado – Traços do itinerário espiritual de Ângela de Foligno em «El libro de la vida’”, “Penélope – Que santidade?”, “Santidade versus hipocrisia – A análise de S. Tomás de Aquino” são os artigos que se seguem.

A revista prossegue com os textos “A bem-aventurança de um ébrio – Proposta de leitura teológica d’”A lenda do santo bebedor’”; “Rute – A alquimia do bem” e “A identidade esponsal do povo de Israel – Uma abordagem exegética a Os 1-3”.


 

Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos