Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Amazónia, Sebastião Salgado e cardeal Ravasi: Encontro de palavras e imagens

O fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado e o cardeal italiano Gianfranco Ravasi, presidente do Conselho Pontifício da Cultura, vão levar a Amazónia a Assis no dia 22 de setembro, no âmbito da quinta edição do Átrio de Francisco.

Pela primeira vez serão projetadas na fachada da basílica superior de S. Francisco de Assis as imagens do novo projeto fotográfico de Salgado sobre a vasta região da América do Sul, que tem estado no epicentro das notícias devido à acelerada desflorestação.

A região constitui também o núcleo da próxima assembleia especial do sínodo dos bispos para a região pan-amazónica, que de 6 a 27 de outubro debate, no Vaticano, o tema “Amazónia: Novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”.

“En-Contro. Comunidades, povos, nações” é o tema do Átrio de Francisco, que a partir do dia 19 reúne personalidades da sociedade civil, nomeadamente do mundo da religião, da arte e do jornalismo, sobre questões ligadas à economia, comunicação, ambiente e diálogo entre culturas.

Os mais de 70 relatores refletirão, nos 42 encontros previstos, em problemas divididos em quatro secções: “Comunidades permanentes e comunidades em trânsito”, “Conhecimento e formação”, “Economia global” e “Habitat”. Às intervenções e debates juntam-se vários eventos artísticos.

«A tarefa do Átrio de Francisco é a de superar na palavra “en-contro” esse hífen, sem, todavia, o ignorar. É o autêntico diálogo que impele as comunidades, os povos, as nações, como refere o subtítulo, a mover-se num confronto recíproco: é o momento do “en” [in]», declarou o cardeal Ravasi.

A iniciativa, no entanto, «não tem como meta a homologação indiferenciada e superficial ou uma mera convivência. Fundamentalmente é também esse “contro” que remete para o reconhecimento das diversidades, um conhecimento feito de respeito», acrescentou o responsável pelo Conselho Pontifício, coorganizador do encontro.


 

Rui Jorge Martins
Umbria e culture
Imagem: Sebastião Salgado | D.R.
Publicado em 23.09.2019

 

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos