Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Leitura

Álbum revela Pietà da catedral de Bragança

O livro "A Pietà de José Rodrigues na Catedral de Bragança" foi recentemente editado pela "Letras & Coisas".

O volume reúne textos do cardeal português D. José Saraiva Martins, anterior responsável pela Congregação para as Causas dos Santos, do Vaticano, bem como do bispo de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, que assina os textos "A beleza da Catedral de Bragança" e "O silêncio do Mistério da Cruz".

O presidente da autarquia brigantina e o padre Estevinho Pires também contribuem com artigos, revela uma nota enviada ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

A edição inclui o poema inédito de José Tolentino Mendonça para a imagem, além dos sete vitrais de José Rodrigues, que «exprimem as 7 últimas palavras de Jesus proferidas na cruz».

A história da Pietà na arte é abordada pelo padre José Ribeiro Gomes, sacerdote da diocese, e é complementada com um texto sobre "a piedade do pensamento", de Nuno Higino.

O álbum oferece também um conjunto original de fotografias alusivas à criação da Pietà, no atelier do mestre José Rodrigues.

Composta por 74 páginas e capa dura, "A Pietà de José Rodrigues na Catedral de Bragança" pode ser adquirida na cúria diocesana e à entrada da catedral.

As Câmaras Municipais de Alfândega da Fé, Bragança e Vinhais apoiaram a edição.

Foto

 

© SNPC | 03.12.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

Imagem

 

Ligações e contactos

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2012: Nuno Teotónio Pereira. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.