Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Leitura: “A experiência do limite humano - Testemunho pessoal em tempo de Covid”

«Decorridas várias semanas desde que tive alta hospitalar, já praticamente recuperado das consequências duma pneumonia grave por Covid, vou fazer o exercício de passar para escrito aquilo que mais me tocou e que melhor pode servir a quem se atreva a ler estas páginas. É, portanto, à luz de uma experiência pessoal intensa de doença que procurei vivenciar na fé que me proponho fazer um aprofundamento mais teórico de algumas dimensões da doença e do final da vida. Destacarei as três dimensões que mais me marcaram e que vou desenvolver: a experiência da vulnerabilidade, a importância dos outros e a perspetiva iluminadora da fé no sofrimento.»

Esta é a proposta lançada pelo padre e médico Miguel Cabral no livro “A experiência do limite humano - Testemunho pessoal em tempo de Covid” (ed. Lucerna), apresentado esta quinta-feira, na Ordem dos Médicos, em Lisboa.

«Quando me foi dirigido o convite para escrever este texto, estava longe de imaginar que eu próprio faria parte das estatísticas das infeções por Covid-19. O título é uma proposta dos editores e a mim caber-me-ia refletir sobre o tema, com base na minha formação médica e teológica. Com efeito, especializei-me em Oncologia, o que me proporcionou bastante contacto com a doença e a morte. Mais tarde, fiz o doutoramento em Bioética, o que me permitiu aprofundar algumas questões éticas sobre a vida humana e a saúde. Finalmente, como padre, posso tantas vezes tocar os sentimentos da alma humana nalguma fase mais difícil provocada pelo sofrimento próprio ou alheio. Mas a experiência vivencial do contacto com a doença e o final da vida em primeira pessoa, tive-a precisamente quando me preparava para começar a redigir este texto», explica o P. Miguel Cabral.



«Oxalá este valioso texto-viagem-partilha possa ajudar muitos dos que atravessam períodos difíceis com doenças intensas, ajudar os que ajudam os mais vulneráveis – profissionais de saúde, familiares e sacerdotes»



O texto «nunca seria o mesmo» se o autor «o tivesse terminado antes de tudo o que sucedeu». E prossegue: «Agora que retomo a escrita, a perspetiva será diferente e há como que uma filtragem de tudo o que fui lendo em face do que me aconteceu. Pode parecer lisonjeiro falar de mim, reconheço, mas parece-me incontornável. Afinal de contas estive mais de um mês internado no hospital, dez dias ventilado e em coma induzido e, como se isso não bastasse, tive um pneumotórax grave que me pôs em perigo sério de vida. Tudo por causa de um vírus microscópico, o SARS-CoV2, responsável pela terrível pandemia dos nossos tempos. Resumidamente, conto [neste livro] o que se passou».

A obra tem «o mérito de, sendo escrito de forma clara e acessível, tocar vários pontos-chave na experiência do sofrimento na doença grave: a dependência dos outros, a fragilidade e o confronto com as limitações impostas pela doença, o papel da família, dos amigos e dos profissionais de saúde, as inquietações e a aceitação», escreve Isabel Galriça Neto, na introdução.

«Oxalá este valioso texto-viagem-partilha possa ajudar muitos dos que atravessam períodos difíceis com doenças intensas, ajudar os que ajudam os mais vulneráveis – profissionais de saúde, familiares e sacerdotes. Sobretudo, que este escrito contribua para nos fazer a todos mais genuinamente compassivos e mais disponíveis para aqueles que de nós precisarem», assinala a médica de Cuidados Paliativos.


 

Rui Jorge Martins
Imagem: Capa | D.R.
Publicado em 21.06.2021

 

Título: “A experiência do limite humano - Testemunho pessoal em tempo de Covid”
Autor: P. Miguel Cabral
Editora: Lucerna
Páginas: 48
Preço: 5,50 €
ISBN: 9789898993366

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos