Vemos, ouvimos e lemos
Música

Festival Terras sem Sombra apresenta segundo concerto

A igreja matriz de Santo Ildefonso, Almodôvar, recebe no dia 7 de Fevereiro, às 21h30, o segundo concerto do Festival Terras sem Sombra, dedicado à «Música Sacra Francesa no Tempo de Luís XIV», numa interpretação do Ludovice Ensemble.

 

A igreja de Santo Ildefonso

A escolha de Santo Ildefonso (monge e abade do mosteiro beneditino de Toledo, e depois bispo da mesma cidade, que viveu no século VII) como orago da paróquia de Almodôvar constitui um interessante reflexo da presença, no Baixo Alentejo, da espiritualidade monástico-militar, difundida pelos freires da Ordem de Avis, que seguia a Regra de São Bento. Porém, a primitiva igreja matriz da vila, pertencente em tempos ao padroado real, foi doada por D. Dinis, no ano de 1297, à Ordem de Santiago. Esta teve aqui uma das suas colegiadas, formada por um prior e três beneficiados. Embora seguindo outra linhagem religiosa, de regra agostiniana, os freires espatários preservaram a devoção a Santo Ildefonso.

Igreja matriz de Almodôvar

O edifício actual, traçado em 1592 pelo arquitecto Nicolau de Frias, constitui um exemplo muito elaborado da tipologia de “igreja-salão” (hallenkirche), com três naves de quatro tramos cobertas por abóbadas, revelando grande sentido de unidade espacial e excelente acústica. Na verdade, o desenho rigoroso da planimetria, o ritmo da composição dos alçados e o destaque outorgado ao tratamento dos pormenores, como as seis colunas toscanas em que assentam as arcarias de vulto perfeito, são bem reveladores do sentido de depuração classicizante atingida, em finais do século XVI, por este modelo, fiel à austeridade preconizada pela Contra-Reforma.

Foto
Nossa Senhora da Conceição (séc. XVIII).
Escola portuguesa

D. João V determinou uma remodelação parcial do edifício, obra descrita pelo P. Luís Cardoso no Diccionario Geografico (1747): “porque a capela-mor se achava arruinada, e por sua pequenhez fica imperfeito o edifício da igreja, que é o maior templo desta comarca, foi Sua Majestade servido mandar pelo Tribunal da Mesa da Consciência, e Ordens, se derrubasse, e fizesse regular ao restante da igreja, e se acrescentasse tribuna, que de presente se anda fazendo”. Estas obras vieram a ser completadas com a encomenda, à oficina do mestre eborense Sebastião de Abreu do Ó, dos sumptuosos altares de talha dourada e policromada da nave, cuja riqueza denota a pujança das diversas confrarias e irmandades da matriz.

Igreja de Almodôvar

Nos séculos XIX e XX realizaram-se outras intervenções de vulto que modificaram substancialmente a fábrica maneirista, a última das quais ocorreu na década de 1950. Data de então o painel mural do pintor Severo Portela Júnior [1898-1985], figurando o Baptismo de Cristo no Jordão, que ornamenta o baptistério renovado. A paróquia de Almodôvar conserva na sua igreja um importante acervo de alfaias litúrgicas, em parte oriundo do antigo convento de Nossa Senhora da Conceição da mesma vila, que pertenceu à Ordem Terceira de São Francisco.

 

Ludovice Ensemble

O Ludovice Ensemble é um grupo de Música de Câmara especializado na interpretação de Música Antiga. Sedeado em Portugal, conta com a colaboração de artistas de várias nacionalidades, dotados de formação específica em “Práticas Históricas de Interpretação”. O nome do ensemble é uma homenagem ao arquitecto e ourives alemão Johann Friedrich Ludwig (1673-1752), arquitecto-mor d’el-rei D. João V, um dos elementos centrais na reforma artística, cultural e social efectuada por este monarca com vista à “europeização” da corte portuguesa. Criado em 2004 por Fernando Miguel Jalôto e Joana Amorim, o Ludovice Ensemble tem como objectivo interpretar e divulgar repertório de câmara dos séculos XVII e XVIII.

As faixas serão tocadas automaticamente. Por favor, aguarde alguns instantes.

François Couperin (1668-1733): Sonate en trio "La Superbe", pour deux dessus, basse, et la basse continue - extraits.
Ludovice Ensemble

José António Falcão

Director do Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja

Actualizado em 05.02.2009

 

Subscreva

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Cartaz
Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada