Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Arte e espiritualidade

Ecumenismo pela música

Demasiadas vezes cai-se no erro de reduzir o ecumenismo a reuniões maçudas entre burocráticas clericais que discutem até ao limite detalhes de doutrina. Mas se o objectivo do diálogo ecuménico é que sejamos um, então é necessário estabelecer outras pontes que não apenas teológicas. Pontes de amizade, de empatia, de interesses e paixões comuns.

A Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa Russa, que durante muito tempo se limitavam a olhar uma para a outra com um misto de desconfiança e presunção, têm vindo a descobrir que podem e devem trabalhar juntas para reforçar a identidade cristã que tanto fizeram por forjar na Europa e no mundo.

Daí a importância do presente que o Patriarca de Moscovo, Cirilo, ofereceu recentemente a Bento XVI. Um concerto de música clássica, pela qual o Papa tem uma reconhecida paixão.

Foto

Bento XVI saúda Alfeyev, Metropolita de Volokolamsk e presidente do Departamento das Relações Exteriores da Igreja Ortodoxa Russa (AP Photo)

Bento XVI assistiu ao concerto, a 20 de Maio, na companhia do Metropolita Hilarion, responsável do Patriarcado de Moscovo pelo diálogo ecuménico, e compositor da última peça musical tocada nessa noite.

Na véspera o responsável ortodoxo afirmou: “Parece-me que há coisas que não põem ser transmitidas em pelo discurso teológico, nem pela diplomacia, mas só pela linguagem da arte.” Sem menosprezar a importância do diálogo teológico, realçou o valor do “diálogo do coração” também.

FotoGetty Images

Já o arcebispo Gianfranco Ravasi, presidente do Conselho Pontifício para a Cultura, salientou a qualidade da composição que, no seu entender, “demonstra não só a qualidade da música russa, mas também como ela está constantemente interligada com a fé”.

Findo o concerto o Papa disse aos presentes que a cultura europeia contemporânea, “em particular a europeia, corre o risco da amnésia – de esquecer e por isso abandonar o extraordinário património que provém de, e é inspirada pela, fé cristã.”

FotoBento XVI cumprimenta Sophia Loren perante o Metropolita Hilarion Alfeyev, no fim do concerto (AP Photo)

O Metropolita Hilarion leu também uma mensagem do seu Patriarca Cirilo: “Para se compreender um povo é preciso ouvir a sua música. A música é uma linguagem particular que nos permite comunicar com os nossos corações. Ela transmite emoções da alma humana e de estados de espírito que as palavras simplesmente não são capazes de descrever”.

FotoCoro Sinodal de Moscovo, Vaticano, 20.5.2010 (Reuters)

 

Filipe d'Avillez
© SNPC | 30.05.10

Foto
Maestro italiano Carlo Ponti dirige o concerto em honra de Bento XVI
oferecido pela Igreja Ortodoxa Russa
Vaticano, 20.5.2010 (Reuters)

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página