Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Diocese de Beja

Secretário de Estado entrega Prémio Internacional Terras Sem Sombra 2012

O secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, Carlos Moedas, vai entregar no dia 7 de julho os galardões correspondentes ao Prémio Internacional Terras Sem Sombra, promovidos pelo festival de música sacra com o mesmo nome organizado pela Igreja Católica.

Na cerimónia, que decorre às 18h30 no Auditório Municipal de Grândola, serão distinguidas a soprano grega Dimitra Theodossiou na categoria de Música, a conservadora de museus e investigadora portuguesa Maria Helena Mendes Pinto, no âmbito do Património Cultural, e o biólogo espanhol Miguel Ángel Simón, que recebe o prémio da Salvaguarda da Biodiversidade, refere uma nota enviada ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

Dimitra Theodossiou «é uma das vozes mais importantes da cena operática atual, destacando-se como intérprete de Verdi e de outros mestres cimeiros», tendo já atuado no Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa, adianta o comunicado.

Maria Helena Mendes Pinto, «conservadora jubilada do Museu Nacional de Arte Antiga, sobressai no panorama da história da arte pelos seus estudos pioneiros no âmbito da arte luso-oriental, com destaque para o indo-português».

Miguel Ángel Simón, biólogo da Junta de Andaluzia, tem realizado «um trabalho fundamental em prol da conservação da natureza e das espécies ameaçadas – com realce para o lobo e, mais ainda, para o lince ibérico», uma das espécies europeias mais ameaçadas.

O prémio homenageia anualmente pessoas ou instituições que se tenham destacado a nível internacional nas três categorias que compõem o triângulo de ação do Festival Terras Sem Sombra, organizado pela Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja.

A primeira edição do prémio, em 2011, distinguiu a soprano Cheryl Studer (EUA), na Música; a Pontifícia Academia Romana de Arqueologia (Cidade do Vaticano), no Património Cultural; e o oceanólogo Mário Ruivo, na Salvaguarda da Biodiversidade.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 29.06.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

Foto
Maria Helena Mendes Pinto

Foto
Dimitra Theodossiou

Foto
Miguel Ángel Simón

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2012: Nuno Teotónio Pereira. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.