Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Cinema

Religiosos viram e comentaram "Dos homens e dos deuses"

Religiosos de cerca de 10 congregações católicas assistiram este sábado à projeção do filme “Dos homens e dos deuses”, que decorreu no Instituto do Sagrado Coração, em Coimbra.

A exibição da película, apresentada por Inês GIl, do Grupo de Cinema do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, foi organizada pelo padre Humberto Martins, no âmbito da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal.

Realizado por Xavier Beauvois e vencedor dos Prémios Especial do Júri e Ecuménico em Cannes, “Dos Homens e dos Deuses” (2010) conta a história de dedicação, fé e martírio de uma comunidade de monges da Ordem Cisterciense da Estrita Observância na Argélia.

Na pacata aldeia de Tibhirine, longe do tumulto político que assola o país, os monges prestam serviço nos mais diversos campos a uma população esquecida e empobrecida. Um dia, porém, a guerra chega às imediações da aldeia e os monges são forçados a questionar a essência da sua missão, a sua fé e a sua força tendo que decidir entre partir ou ficar. Pela oração e pela partilha, procuram discernir o seu caminho.

FotoPadre Humberto Martins e Inês Gil

O encontro foi enriquecedor graças ao contributo dos intervenientes, referiu Inês Gil, professora de fotografia e coordenadora do tronco comum de cinema, vídeo e comunicação multimédia da Universidade Lusófona.

Iniciativas como esta, que contam com o apoio de especialistas na descoberta e aprofundamento dos códigos da linguagem cinematográfica, ajudam a olhar o cinema como fonte inesgotável de reflexão e crescimento interior, beneficiando mutuamente Sétima Arte e comunidades crentes ou não crentes.

Foto

 

Texto: Margarida Ataíde / SNPC
© SNPC | 02.05.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

Imagem

 

Ligações e contactos

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2011: Eurico Carrapatoso. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.