Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Livros

Porto Editora compra Assírio & Alvim, novo livro de D. Manuel Clemente é dos primeiros a sair após a aquisição

O Grupo Porto Editora comprou esta semana a chancela Assírio & Alvim, e a reedição de “Igreja e Sociedade Portuguesa – Do Liberalismo à República”, assinado pelo bispo do Porto, D. Manuel Clemente, vai ser dos primeiros livros a ser lançado após a operação.

A Assírio & Alvim «tem um catálogo ímpar» que a Porto Editora, com a sua «organização e dimensão», vai fazer «perdurar, estender-se e estar disponível ao público», explicou à Lusa o administrador e diretor editorial do Grupo Porto Editora.

«Acredito que temos condições humanas e estruturais para fazer um bom trabalho, honrando o projeto desenvolvido desde a fundação da Assírio & Alvim – e, neste ponto, faço questão de lembrar o mérito ímpar de Manuel Hermínio Monteiro, a quem muito deve o Livro em Portugal», acrescentou Vasco Teixeira.

O responsável escusou-se a revelar o montante da aquisição, afirmando «não ser importante», até porque «se fosse pelo dinheiro envolvido o negócio não se teria feito».

Foto

Entre as colecções da Assírio & Alvim inclui-se a “Teofanias”, dirigida pelo diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, padre Tolentino Mendonça, que abrange cerca de uma dezena de títulos.

O lançamento da reedição da obra de D. Manuel Clemente, originalmente publicada em 2002, vai ocorrer a 24 de março, data em que completa cinco anos como bispo do Porto.

O volume que vai ser apresentado às 21h30 na Biblioteca do Seminário do Porto, com apresentação do historiador Rui Ramos, junta-se aos três títulos do Prémio Pessoa 2009 editados pela Assírio & Alvim: “Portugal e os portugueses” (2008), “1810-1910-2010 – Datas e desafios” (2009) e "Porquê e para quê? - Pensar com esperança o Portugal de hoje" (2010).

De acordo com comunicado enviado às agências, a Porto Editora «assegura integralmente a produção editorial e a distribuição de todo o catálogo» da chancela fundada em 1972, que terá Manuel Alberto Valente como diretor editorial.

A Porto Editora «vai respeitar integralmente o espírito que presidiu à Assírio desde o tempo do Manuel Hermínio Monteiro», disse o novo responsável, citado pelo "Público".

Imagem Imagem de Ilda David' na "Bíblia Ilustrada", da Assírio & Alvim

Manuel Alberto Valente anunciou que haverá novos livros de Daniel Faria, Armando Silva Carvalho, José Tolentino Mendonça e Jorge Sousa Braga, tendo também sublinhado que a linha gráfica da Assírio vai manter-se inalterada.

A Porto Editora e a Assírio & Alvim tinham estabelecido em agosto de 2011 um acordo na área da distribuição, que evoluiu em outubro para um protocolo que passava a envolver uma parceria editorial.

O novo diretor editorial salientou que o objectivo das sucessivas parcerias não foi «descaracterizar a Assírio & Alvim» mas, «pelo contrário, garantir a salvaguarda e a continuidade de um projecto» que, sem este acordo, teria provavelmente «condições muito precárias para continuar».

Segundo Vasco Teixeira a publicação de grandes autores portugueses, com Fernando Pessoa à cabeça, a poesia e a grande herança clássica da literatura mundial vão ser as prioridades da chancela.

ImagemImagem de Ilda David' na "Bíblia Ilustrada", da Assírio & Alvim

Manuel Rosa, anterior acionista maioritário da Assírio, assumirá o papel de colaborador externo, enquanto que Vasco David, que até agora assegurava a coordenação e o acompanhamento das obras da editora, continuará a exercer as mesmas funções.

O Grupo Porto Editora é constituído pelas empresas Areal Editores, Bertrand Editora, Circulo de Leitores, Lisboa Editora, Distribuidora de Livros Bertrand, Livrarias Bertrand, Plural Editores Angola, Plural Editores Moçambique e a unidade de produção Bloco Gráfico.

O portefólio de chancelas do grupo inclui a Albatroz, ArtePlural, Contraponto, GestãoPlus, Ideias de Ler, Pergaminho, Quetzal Editores, Sextante Editora, Temas e Debates e 11x17.

Imagem

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 17.03.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

Capa

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2011: Eurico Carrapatoso. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.