Observatório da Cultura
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Igreja e Cultura

«A Igreja não é uma organização cultural»

O que é mais importante (criar, manter, repensar) na relação da Igreja com a Cultura?

Há duas linhas de força que no diálogo entre a Igreja e a cultura devem ser mantidas com muito afinco e persistência.

A primeira é que a Igreja não é uma organização cultural. Ela é uma instituição que está no mundo e na cultura mas que aponta para uma dimensão para além do mundo e da cultura. Neste sentido parecer-me-ia muito prejudicial para a noção de identidade e missão da Igreja que possibilitássemos a ideia de que ela se pode dissolver ou reduzir à cultura. A voz mais profunda que a Igreja possui aponta para uma dimensão que está para além da cultura.

Por outro lado, e sem desmentir nada disto, entendo que a Igreja não tem de temer nenhum diálogo com o mundo nem nenhuma relação com a cultura. Ela deve fortalecer os laços com a cultura e esclarecer sem nenhum temor a sua posição no seio da cultura, qualquer que ela seja.

 

Este depoimento, recolhido por telefone, integra a edição de novembro de 2011 do "Observatório da Cultura" (n.º 16). Leia mais respostas à pergunta.

 

José Pedro Serra
Professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
© SNPC | 15.11.11

Foto
Capela Árvore da Vida
Foto: Nelson Garrido

 

Ligações e contactos

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página