Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Dia Mundial da Poesia

José Tolentino Mendonça diz poemas da sua autoria em vídeo inédito

«O poema é um exercício de dissidência, uma profissão de incredulidade na omnipotência do visível, do estável, do apreendido. O poema é uma forma de apostasia. Não há poema verdadeiro que não torne o sujeito um foragido. O poema obriga a pernoitar na solidão dos bosques, em campos nevados, por orlas intactas. Que outra verdade existe no mundo para lá daquela que não pertence a este mundo? O poema não busca o inexprimível: não há piedoso que, na agitação da sua piedade, não o procure. O poema devolve o inexprimível. O poema não alcança aquela pureza que fascina o mundo. O poema abraça precisamente aquela impureza que o mundo repudia» (José Tolentino Mendonça).

No Dia Mundial da Poesia, que se assinala a 21 de março, o Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura oferece um vídeo inédito gravado há dois anos no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, onde o diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura diz poemas da sua autoria: “Poema”, “Versões do Mundo”, “Khôra”, “Bicicleta”, “Amazigh”, “De Profundis”, “O Corredor na Penumbra”, “Trieste”, “Os Castanheiros da Mata”, “Jacob e o Anjo”, “Para Ler aos Noviços” e “Grafito”.

Na secção “Artigos relacionados”, no fim desta página, incluem-se ligações para vídeos obtidos na mesma sessão, bem como uma gravação onde Adília Lopes diz poemas da sua autoria na Capela do Rato.

 

 

 

© SNPC | 20.03.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

Imagem

 

Ligações e contactos

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2011: Eurico Carrapatoso. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.