Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

A Igreja em Portugal e no mundo: 3.9.2013 (síntese)

Colocação dos professores de Educação Moral e Religiosa Católica vai ser feita pelas dioceses, e não pelo Governo

O Ministério da Educação voltou a mudar de posição quanto à colocação dos professores de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) neste ano letivo, cabendo às dioceses, como antigamente, nomear os docentes.

O Governo aprovou em maio uma lei segundo a qual os professores de EMRC seriam colocados por concurso, tal como os de outras disciplinas, mas assegurou aos serviços diocesanos de que a regra ficaria suspensa até ao ano letivo de 2013/2014.

Entretanto, o gabinete de Nuno Crato anunciou, no início de Agosto, que os docentes de EMRC iriam, já este ano, ser colocados pelo Ministério, mas a alteração foi publicada tão tarde que os impediu de concorrerem em abril e aaio, tal como os restantes professores.

Saiba mais

 

Cáritas de Braga recolhe alimentos

A Cáritas da arquidiocese de Braga promove sábado e domingo uma campanha de recolha de alimentos no hipermercado Continente da freguesia de Lamaçães.

A «grave crise que assola o país» provocou um «aumento exponencial» de pessoas que recorrem ao apoio da Cáritas, refere a instituição católica.

Em 2012, a Cáritas de Braga atendeu 2.394 agregados familiares dos quais 572 «nunca» tinham recorrido a este apoio.

Saiba mais

 

A luz de Cristo e a luz do mundo nas palavras do papa

As diferenças entre a «luz do mundo» e a luz de Cristo estiveram no centro da homilia que o papa Francisco pronunciou esta terça-feira, na missa a que presidiu na Casa de Santa Marta, no Vaticano.

«Pode conhecer-se tudo, pode ter-se ciência de tudo (…). Mas a luz de Jesus é outra coisa. Não é uma luz da ignorância, não! É uma luz de saber e de sabedoria, mas é outra coisa diferente da luz do mundo», frisou.

Para o papa, a luz do mundo é «artificial», «forte como um fogo de artifício, como um flash de fotografia», enquanto que «a luz de Jesus» é «suave», «tranquila», semelhante luz da «noite de Natal: sem pretensão», que «se oferece e dá paz».

«Quantos creem viver na luz e estão nas trevas, mas não se dão conta. Como é a luz que nos oferece Jesus? Podemos conhecer a luz de Jesus porque é uma luz humilde, não é uma luz que se impõe (…). É uma luz que fala ao coração, e é também uma luz que te oferece a cruz», vincou.

A palavra de Cristo, apontou, é «humilde» e acompanha quem nela crê durante os «momentos de cruz», assinalou o papa, que alertou os fiéis para a necessidade de saberem discernir a luz de Deus entre aquelas que se fazem passar por ela.



Papa recebe mensagens de crianças da periferia da Europa

O papa recebe esta quarta-feira «um livro com desenhos e um conjunto de cartas» redigidas por crianças provenientes de territórios europeus mais desfavorecidos.

O principal objetivo da iniciativa, que se realiza após a audiência pública semanal, é mostrar a Francisco ‘as preocupações e angústias» que atingem a Europa através da «simplicidade das crianças».

A comitiva que vai entregar as cartas inclui o «embaixador das crianças da periferia da Europa», Vasile S., órfão da Moldávia que será acompanhado pelo bispo de Chisinau.

Saiba mais

 

Fontes: Renascença, Agência Ecclesia
Edição: Rui Jorge Martins
© SNPC | 04.09.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Imagem

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página