Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

A Igreja em Portugal e no mundo: síntese (17.7.2013)

Igreja valoriza espiritualidade associada ao turismo

O diretor da Obra Nacional da Pastoral do Turismo considera que a Igreja deve ajudar a promover as «potencialidades singulares» do setor e sublinhar a dimensão espiritual no período de descanso.

As comunidades católicas são chamadas a apresentar uma proposta de «autêntica vivência espiritual» e uma «disponibilização qualitativa do património cultural religioso», para «promover todas as formas de um descanso autêntico, revigorador da pessoa na sua integridade», afirmou o padre Carlos Godinho.

«A Igreja é inequivocamente chamada a prestar singular contributo para o desenvolvimento de um turismo englobante e de qualidade. Se este requer aptidão específica de todos os grupos da sociedade, não a requer menos à Igreja», sublinha em mensagem.

Saiba mais

 

Dos bebés por nascer aos idosos, dos doentes aos pobres, todos merecem respeito

Foto

O papa enviou uma mensagem aos católicos da Irlanda, Escócia, Inglaterra e País de Gales, em que apelou à defesa da vida humana desde a «conceção» à «morte natural».

«Também os mais fracos e mais vulneráveis, os doentes, os idosos, os que estão por nascer e os pobres, são obras-primas da criação de Deus, feitos à sua imagem, destinados a viver para sempre e merecedores da máxima reverência e respeito”, acentua.

A iniciativa dos prelados pretende «favorecer um clima de compaixão e atenção que apoie a vida, mesmo nos momentos e circunstâncias mais difíceis».

Saiba mais

 

O programa de Francisco no Rio de Janeiro

Foto

O papa chega ao Rio de Janeiro na segunda-feira, 22 de julho, não estando previstos compromissos para o dia seguinte.

Na quarta-feira, Francisco dirige-se ao santuário de Nossa Senhora Aparecida, padroeira nacional do Brasil, no estado de S. Paulo, presidindo à missa. Após a celebração é acolhido no seminário do Bom Jesus.

Regressa ao Rio na tarde de quarta-feira, para visitar uma hospedaria da Ordem Terceira dos Franciscanos.

Na manhã de quinta-feira, o papa vai à sede do município carioca, onde abençoa a bandeira olímpica - o Rio de Janeiro acolhe os Jogos Olímpicos em 2016.

A seguir, Francisco visita a favela da Varginha. No percurso é previsto que entre numa casa para conversar com a família que nela reside. O itinerário termina no campo de futebol, onde decorre um encontro com a comunidade local.

À tarde participa na festa de acolhimento dos jovens, na praia de Copacabana, naquele que será o primeiro grande encontro com os participantes na Jornada.

Na sexta-feira, pela manhã, o papa vai confessar cinco jovens na localidade Quinta da Boa Vista. A seguir, dirige-se à sede do arquiepiscopado, recolhe-se na capela, juntamente com o arcebispo, e saúda as religiosas e colaboradores ao serviço da Cúria.

Depois o papa recita a oração mariana do Angelus a partir da varanda central do palácio arquiepiscopal. Francisco cumprimenta seguidamente os membros da comissão organizadora da Jornada e almoça com 12 jovens, o mesmo número de apóstolos de Cristo.

Durante a tarde realiza-se a via-sacra, que em cada estação reflete sobre questões essenciais da vida dos jovens.

A catedral do Rio de Janeiro recebe no sábado a missa presidida pelo papa, concelebrada com bispos, padres e diáconos presentes na Jornada, bem como religiosos e seminaristas.

Logo após a celebração, Francisco encontra-se com responsáveis políticos brasileiros no teatro municipal, seguido de um encontro com os cardeais e bispos do Brasil.

À tarde, Francisco desloca-se a Guaratiba, a 40 km do Rio, para a vigília de oração. Regressa ao Rio de Janeiro para dormir, e, no domingo, volta ao mesmo local para presidir à missa de encerramento, que começa às 10h00 locais (14h00 em Lisboa).

Saiba mais

 

Comunidades cristã, muçulmana e judaica debatem paz nas cidades

Imagem

A cidade austríaca de Graz acolhe até sábado a conferência inter-religiosa “Com Unity Spirit”, que visa promover a coexistência saudável de todos os credos e culturas no espaço urbano.

Entre os cerca de 150 responsáveis religiosos presentes no encontro organizado pelo Instituto Afro-Asiático, organismo criado pela Igreja católica, incluem-se membros das comunidades ortodoxa sérvia, muçulmana da Bósnia e Herzegovina, e judaica.

No final da conferência será redigida uma mensagem sobre o contributo das comunidades religiosas para tornar o ambiente urbano «mais acolhedor e respeitador dos valores humanos», mais aberto às «diferentes religiões e culturas», e mais orientado para a defesa da «liberdade de todos os homens e mulheres».

Saiba mais

 

Papa dispensa carro blindado no Rio de Janeiro

Foto

O papa vai dispensar o carro à prova de bala durante a visita que vai fazer ao Brasil, para a Jornada Mundial da Juventude, que decorre de 22 a 28 de julho no Rio de Janeiro.

Francisco prefere um carro aberto que facilite o contacto com as pessoas, tal como tem feito nas audiências gerais das quartas-feiras, revelou o porta-voz da Santa Sé, padre Federico Lombardi.

As novidades estendem-se também ao voo para o Brasil: a habitual conversa com os jornalistas será aberta e espontânea, sem perguntas pré-aprovadas, como acontecia nas viagens de Bento XVI.

Saiba mais

 

Fontes: Agência Ecclesia, Renascença, Rádio Vaticano
Seleção e edição: Rui Jorge Martins
© SNPC | 19.07.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Imagem

 

Ligações e contactos

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página