Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Música

Frei Hermano da Câmara assinala 50 anos de carreira com concerto no Coliseu de Lisboa

O frei Hermano da Câmara vai assinalar os 50 anos de carreira com um concerto agendado para 16 de dezembro, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.

As receitas do espetáculo organizado pela Fundação Ajuda à Igreja que Sofre revertem em favor dos cristãos no Iraque.

O fundador da comunidade Apóstolos de Santa Maria, atualmente com 77 anos, surgiu na cena musical portuguesa no programa "Nova Onda", da Emissora Nacional, e posteriormente no programa "Lisboa à noite", da RTP.

"Sunset and sentimental" assinala a sua estreia discográfica, em 1959, ano em que grava um fado de Alfredo Marceneiro, "Colchetes de oiro".

Aos 27 anos decidiu professar votos religiosos no mosteiro de São Bento de Singeverga, no Minho, tornando-se monge beneditino.

Gravou "Fado da despedida", que se tornou um êxito, e manteve presença regular nos palcos e nos estúdios discográficos.

Colaborou com o Quarteto 1111 e José Cid, e em 1978 editou o álbum "O Nazareno", que vendeu cerca de 120 mil exemplares.

O monge-músico continuou a editar, inspirando-se em temas religiosos como o caso de "Deus é música" (1980) ou "Totus Tuus" (1982), uma serenata à Virgem Maria que teve como ponto de partida o atentado sofrido pelo papa João Paulo II, no Santuário de Fátima.

Em abril de 1986 esgotou o Coliseu dos Recreios, em Lisboa, durante cinco dias sucessivos. Em 1992 apresentou "O Nazareno" nos coliseus de Lisboa e Porto com a soprano Teresa Couto e o tenor João Costa Campos, entre outros artistas.

Há cerca de quatro anos voltou aos estúdios para gravar alguns inéditos e êxitos seus.

O concerto começa às 21h30 e os bilhetes já estão disponíveis.

 

 

 

 

SNPC / RTP
© SNPC | 02.12.11

Foto

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página