Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Festival de cinema "Flumenfest" é iniciativa «extremamente corajosa» da Igreja

Imagem D.R.

Festival de cinema "Flumenfest" é iniciativa «extremamente corajosa» da Igreja

A cineasta Inês Gil, co-organizadora do festival de cinema "Flumenfest", que a arquidiocese de Braga organiza de 3 a 8 de março, considera que a iniciativa é arrojada por abrir a Igreja a visões nem sempre coincidentes com a doutrina católica.

«O Flumenfest é extremamente corajoso ao lançar-se numa viagem que comporta riscos, porque a diocese irá certamente ter reações muito positivas, mas como não podemos agradar a todos, haverá com certeza reações menos positivas», declarou a realizadora ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (SNPC).

Inês Gil sublinhou que a arquidiocese «está a tentar promover, de forma extremamente aberta, o diálogo entre crentes e não crentes, mostrando que, através da cultura, em particular do cinema, que é uma arte humanista - quando quer -, pretende transformar-se e transformar a imagem associada à Igreja, de uma entidade fechada sobre si».

«Abrir as portas e não se limitar à zona de conforto constitui, em Braga, um acontecimento inesperado. Geralmente as pessoas têm da Igreja bracarense uma ideia de fechamento e de conservadorismo, e a diocese atenua essa conceção através do festival», acrescentou a cineasta, membro do Grupo de Cinema do SNPC.

Os objetivos do "Flumenfest" passam por «dinamizar a região do Minho através de um evento cultural internacional ligado ao cinema, dando a conhecer novas linguagens cinematográficas de alta qualidade que estão fora do circuito comercial».

«Ao mesmo tempo, quer-se promover o diálogo ao acolher realizadores de vários locais do globo, como o Irão, Holanda, França, e Coreia do Sul, que vão apresentar os seus filmes e poderão discuti-los com o público após a exibição», explicou Inês Gil, que coordena o festival com o P. Marc Rodrigues, da arquidiocese bracarense.  

Os organizadores estão a contar com a presença de 10 cineastas, «o que é muito bom para um festival de cinema independente que, na competição internacional, tem seis longas-metragens e 20 curtas», revelou Inês Gil, destacando que «todas as sessões têm entrada gratuita, estando abertas ao público em geral».

A seleção de filmes «permite refletir sobre o sentido da vida, a natureza das relações humanas e, eventualmente, a espiritualidade, mas esta não é o ponto central da programação. Está presente, obviamente, porque quando se fala do humano fala-se também da espiritualidade, mas não se trata de um festival de cinema espiritual, referiu.

As sessões decorrem no Auditório Vita, bem como em escolas.

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 02.03.2015

 

 

 
Imagem D.R.
«Abrir as portas e não se limitar à zona de conforto constitui, em Braga, um acontecimento inesperado. Geralmente as pessoas têm da Igreja bracarense uma ideia de fechamento e de conservadorismo, e a diocese atenua essa conceção através do festival»
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos