Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Lisboa

"Dias da Música": oportunidade para ouvir dezenas de peças cristãs antigas e contemporâneas

Os “Dias da Música”, que decorrem de 27 a 29 de abril no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, propõem 60 concertos dedicados ao tema “O canto através dos tempos”.

«Na tradição ocidental, o canto começou por ser a expressão coletiva de um estado de espírito, essencialmente ligado ao culto divino», explica o site do CCB, que escolheu um programa que abrange vários concertos com assonâncias religiosas, na maior parte relacionadas com o cristianismo.

 

Programa (seleção)

28 de abril

14h00, Grande Auditório
Haydn: Missa, em Si bemol maior, Hob.XXII:12, Theresienmesse: Kyrie, Gloria, Credo, Sanctus, Benedictus, Agnus Dei
Coro Sinfónico Lisboa Cantat, Orquestra Sinfónica Metropolitana

14h00, Sala Luís de Freitas Branco
Johann Sebastian Bach: O wir armen Sünder
Jakob Clement: Qui consolabatur
Alexander Agricola: Agnus Dei, da Missa In Minen Syn
Guillaume De Machault: Kyrie e Gloria, da Messe de Nostre Dame
Anónimo (ca. 1250): O Maria Maris Stella
Huelgas Ensemble

16h00, Pequeno Auditório
Giovanni Battista Pergolesi: Salve Regina
Domenico Scarlatti: Salve Regina
The King’s Consort
O concerto inclui obras de Francesco Geminiani e Antonio Vivaldi

18h00, Pequeno Auditório
Cyrillus Kreek: Três Salmos de David (Salmo 22, Salmo 104, Bendito é o Homem)
Arvo Pärt: Two Slavonic Psalms, Dopo la vittoria
Alfred Schnittke: Três Hinos Sagrados
Eurico Carrapatoso: Pequeno poemário de Sophia (Apesar, Pudesse eu, Se)
O concerto inclui a estreia absoluta de Descubro a voz (Luís Tinoco)
Coro de Câmara Filarmónico da Estónia

18h00, Sala Sophia de Mello Breyner
Johannes Ockeghem: Requiem (Missa pro defunctis): Introitus: Requiem eternam; Kyrie; Graduale: Si ambulem; Tractus: Sicut cervus; Offertorium: Domine Jesu Christe
Canto Gregoriano: Sanctus, Agnus Dei, Communio
Cappella Pratensis

20h00, Grande Auditório
Fauré: Requiem
Coro e Orquestra Gulbenkian
Requiem, op. 48: Introït e Kyrie, Offertoire, Sanctus, Pie Jesu, Agnus Dei, Libera me, In paradisum

22h00, Grande Auditório
Arvo Pärt: Adam’s Lament
O concerto inclui obras de Beethoven e Brahms
Coro de Câmara Filarmónico da Estónia, Orquestra de Câmara Portuguesa

22h00, Sala Sophia de Mello Breyner
Música sacra do sul de Itália
Anónimo (sec. XVII): O beate Januari
Giovanni Maria Sabino: Crux Fidelis
Tradicional: Arrivammo a 'sta cappella
Tradicional: Tarantella sulla Passione di Cristo
G. M. Sabino: Ecce Panis Angelorum
Tradicional: Chi e' devoto
Tradicional: Madonna della Grazia
Antonio Sabino: Beate Januarius Christi Martyr
G. M. Sabino: Sacrum Convivium;
Pino de Vittorio

 

29 de abril

15h00, Sala Sophia de Mello Breyner
Pierre de la Rue: Requiem (Missa pro fidelibus defunctis): Introitus: Requiem eternam; Kyrie
Canto Gregoriano: Graduale: Si ambulem
Pierre de la Rue: Tractus: Sicut cervus; Offertorium: Domine Jesu Christe: Sanctus; Agnus Dei; Communio: Luceat eis Domine
Cappella Pratensis

17h00, Grande Auditório
Johannes Brahms: Motete Warum is das Licht gegeben dem Mühseligen?, op. 74 n.º 1
Arvo Pärt: Magnificat; Da pacem Domine
Felix Mendelssohn: Jauchzet dem Herrn, alle Welt (Salmo 100, op. 69 n.º 2)
Coro de Câmara Filarmónico da Estónia

19h00, Grande Auditório
Thomas Morley: Funeral Sentences
Edward Elgar: They are at rest
Herbert Howells: Requiem: Salvator mundi, The Lord is my shepherd, Requiem aeternam, I will lift up mine eyes unto the hills, Requiem aeternam, I heard a voice from heaven
Gabrieli Consort

19h00, Sala Fernando Pessoa
Anónimos: O Maria, Stella Maris; O Maria virgo pia; Benedicta / Virgo dei genitrix; Beata Víscera; Soli nitorem; Benedicti e llaudati; Felix namque; Agnus Dei; Beata viscera; Dou way Robyn / Sancta Mater; Ave Donna Santíssima; Pérotin: Dum Sigillum
Trio Mediaeval

21h00, Grande Auditório (Concerto de encerramento)
Wolfgang Amadeus Mozart: Kyrie, em Ré menor, K. 341 (368a)
Francis Poulenc: Gloria: Gloria in excelsis Deo, Laudamus te, Domine Deus, Rex coelestis, Domine Fili unigenite, Domine Deus, Agnus Dei, Qui sedes ad dexteram Patris
Coro Sinfónico Lisboa Cantat, Orquestra Sinfónica Metropolitana

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 19.04.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

Foto

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2011: Eurico Carrapatoso. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.