Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Braga

"Dar corpo à graça" é o tema do 2.º encontro "Fé e Arte"

O escritor Jacinto Lucas Pires, a coreógrafa Joana Providência, os escultores Alberto Carneiro e Marko Rupnik, o encenador Nuno Carinhas e o compositor Sérgio Azevedo são algumas das personalidades que vão participar na segunda edição do “Fé e Arte”.

“Dar corpo à graça” é o tema da iniciativa que decorre em Braga a 21 de abril com o objetivo de recompor o «binómio antigo, mas sempre inesgotado» da fé e da arte, visando «promover novas linguagens estéticas no âmbito da experiência católica», refere o site do encontro.

O programa enquadrado na Capital Europeia da Juventude, e que aproveita o ambiente da Capital Europeia da Cultura, em Guimarães, oferece «um contacto directo com artistas e pensadores relevantes», sendo também «uma oportunidade de fruição de momentos estéticos profundos».

«Em cada obra, um artista arrisca pôr em corpo uma forma grácil, um som volátil, uma palavra breve, um gesto súbito. Como pode a leveza dessa experiência caber num corpo? Qual a raiz da urgência de exteriorizar o que os atinge por dentro?»

«Para lá da sempre interessante questão acerca dos processos criativos, havia que perguntar-lhes de que modo o corpo lhes comunica graça, leveza, sublimidade? E como interpretam que, na revelação cristã, a luz inacessível queira resplandecer, como graça, no corpo e no estilo de um homem?»

O mote para o encontro é constituído pelas obras de Ana Mendieta, Antony Gormley, George Seagal, Juan Muñoz, Magdalena Abakanowicz e Yves Klein.

A iniciativa, que devido ao inesperado número de inscrições teve de ser transferida para um local mais amplo (do museu D. Diogo de Sousa para o auditório da Faculdade de Filosofia da Universidade Católica), é organizada pelo Centro Académico de Braga, em parceria com o Seminário Conciliar de Braga, a Associação aCABados e a Comunidade Magis.

A primeira edição do Fé e Arte, realizada também em Braga no ano de 2002, reuniu o maestro António Victorino d'Almeida, o arquitecto Eduardo Souto Moura e a pintora Emília Nadal, entre outros.

 

Programa

09h00
Acolhimento  

09h30
Conferência de abertura
Pierangelo Sequeri, teólogo    

11h00
Intervalo  

11h30
Círculo de Artistas I
Carlos de Pontes Leça, musicólogo; Alberto Carneiro, escultor; Sérgio Azevedo, compositor; Maria Luísa Carles, bailarina  

13h00
Almoço

14h30
Círculo de Artistas II
Jacinto Lucas Pires, escritor; Nuno Carinhas, encenador; Joana Providência, coreógrafa; João Seabra, artista de artes visuais

16h00
Intervalo

16h30
Conferência Conclusiva
Marko Rupnik sj, escultor e teólogo

18h15
Corpo a corpo: fé & arte num ato
Visita à capela Árvore de Vida, claustro do seminário conciliar

 

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | Atualizado em 20.04.12 (alteração de local)

Redes sociais, e-mail, imprimir

Imagem
Ana Mendieta

Imagem
Antony Gormley

Imagem
George Seagal

Imagem Yves Klein

Imagem
Juan Muñoz

Imagem
Magdalena Abakanowicz

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2011: Eurico Carrapatoso. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.