Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Cinema

Corpo celeste

Marta, treze anos, regressa com a família ao sul de Itália, após anos emigrada na Suíça. Além do início da adolescência enfrenta dificuldades de adaptação ao meio e aos seus pares. A preparação para o Crisma, excelente oportunidade de comunhão e identificação sob uma mesma matriz cristã, em nada ajuda o seu processo de crescimento comunitário e espiritual, pois na paróquia local todos parecem mais empenhados em cumprir formalidades e agendas pessoais do que em ajudar os mais novos a descobrir o verdadeiro mistério da fé.

Apesar de tudo Marta não desiste de procurar Deus em seu redor, trilhando o seu próprio caminho e desvendando-o, pouco a pouco, dentro de si.

“Corpo Celeste” é a segunda obra de Alice Rohrwacher, jovem realizadora italo-germânica que se estreou no cinema na correalização do documentário “Checosamanca”. Aí, através da breve história dum rapaz que recicla material duma lixeira na margem dum ribeiro, revelou o particular interesse pelo universo infantojuvenil e a sua enorme capacidade de renovação num mundo aparentemente agastado pela ausência de soluções que observem o bem comum.

Fotograma

“Corpo Celeste” segue a mesma linha, centrando-se agora na demanda de uma adolescente que procura o seu lugar na comunidade em que vive, trilhando a todo o custo o caminho para que se sente interiormente interpelada. Um caminho doloroso quando não encontra naqueles que estão física e presumivelmente mais próximos de Cristo qualquer interseção com o Seu genuíno apelo.

Fotograma

Partindo da interessante premissa de explorar o terreno do crescimento físico e espiritual da pessoa humana na fertilíssima idade da adolescência, com os seus medos e fascínios, interrogações e descobertas, Alice Rohrwacher com a sua jovem e fantástica Marta (Yle Vianello) conseguem atingir uma razoável dimensão do significado desse processo.

Fotograma

Em causa estará também a capacidade de resposta pastoral a esta procura de Deus, por parte de uma comunidade onde cada personagem, dentro do seu próprio conflito humano e igualmente identitário, também carece de transformação...

Fotograma

 

 

 

Margarida Ataíde
Grupo de Cinema do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura
In Agência Ecclesia
Atualizado em 07.09.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

Cartaz

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2011: Eurico Carrapatoso. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.