Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Conselho Pontifício da Cultura anuncia finalistas do concurso para composição de música sacra

O Conselho Pontifício da Cultura anunciou o nome dos três finalistas do concurso internacional de composição para uma obra de música sacra, iniciativa que «teve grande sucesso» ao receber 210 partituras de vários pontos do globo.

A escolha do vencedor do prémio “Francesco Siciliani” decorre a 14 de setembro na cidade italiana de Perugia, após a execução das peças que serão interpretadas pelo maestro norte-americano Gary Graden e o seu coro de câmara da igreja de Santiago, em Estocolmo.

O programa da iniciativa organizada pela Fundação Perugia Música Clássica, em parceria com o conselho pontifício dirigido pelo cardeal italiano Gianfranco Ravasi, inclui a interpretação de duas obras corais do século XX, compostas por Poulenc e Daniel-Lesur.

O público presente na basílica de S. Pedro vai ser chamado a avaliar as obras finalistas, de Giovanni Bonato, Bruno Moretti e Antonio Eros Negri.

De acordo com as normas do concurso as peças baseiam-se no Símbolo dos Apóstolos, ou Credo, texto com os enunciados fundamentais da fé professada pelos cristãos, numa antecipação ao Ano da Fé, que os católicos assinalam entre outubro de 2012 e novembro de 2013.

O concurso pretende contribuir para o «encontro entre a música contemporânea, com a sua nova gramática, e o sagrado, que tem cânones, textos e temas próprios», explicou o cardeal Gianfranco Ravasi.

O espetáculo integra-se na 67.ª edição do festival “Sagra Musicale Umbra”, que de 7 a 15 de setembro é dedicado ao tema “Anjos e Demónios”.

FotoBasílica de S. Pedro, Perugia

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 04.09.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

Foto
© Robbie Jack/Corbis

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2012: Nuno Teotónio Pereira. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.