Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Fé e cultura

Centro universitário celebra "MIssa com Arte"

O Centro Universitário Manuel da Nóbrega, em Coimbra, celebra às quintas-feiras a “Missa com arte”, em que a homilia é um tempo de reflexão baseado numa peça artística.

«Em vez da homilia apresentamos uma obra de arte dos mais variados tipos, como quadros, trechos de livros ou bailados, neste caso recorrendo a imagens», explicou o padre Afonso Seixas ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

Depois de uma explicação da obra, essencial «para ajudar à sua interpretação», são colocadas algumas perguntas aos fiéis, ligadas ao evangelho do dia, que servem como pontos de reflexão, referiu.

Os participantes têm tempo para meditar e no fim desse período de silêncio colocam em comum a sua reflexão, assinalou o sacerdote jesuíta, acrescentando que a reação «tem sido muito positiva».

«Ao início a assembleia era composta sobretudo por pessoas mais velhas; ultimamente começam a vir universitários», indicou o padre Afonso Seixas, que de 9 a 11 de março orienta um retiro denominado “A Arte com Deus”.

O encontro, que decorre na Casa de Oração Santa Maria Rafaela, em Palmela, vai partir da ópera, literatura e pintura para «retratar a imagem do homem e a sua relação com o transcendente».

Os autores e obras a apresentar vão depender da idade predominante dos participantes mas o religioso tem como certo que o escritor russo Dostoievski e o compositor italiano Puccini, com a obra “La bohème”, têm entrada assegurada no retiro.

«A arte ligada à espiritualidade é um modo de conhecer o mundo interior da pessoa», condição que segundo o padre Afonso é essencial para a relação com Deus.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 27.02.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

Foto

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2011: Eurico Carrapatoso. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.