Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Arte, cultura, espiritualidade

Catedral de Bragança recebe "Pietà" de José Rodrigues e poema inédito de Tolentino Mendonça

O cardeal José Saraiva Martins vai benzer esta quarta-feira, na catedral de Bragança, uma “Pietà” do escultor José Rodrigues e na ocasião será dito um poema inédito do padre Tolentino Mendonça.

A imagem de Maria que segura nos braços o corpo sem vida de Jesus e o poema vão ser revelados na missa evocativa da “Virgem Santa Maria, Rainha” padroeira principal de Bragança e titular da sé, naquele que para o bispo de Bragança-Miranda vai ser «um momento significativo» para a diocese transmontana.

«Depois de algum tempo de relação com o mestre José Rodrigues nasceu a ideia de ele deixar uma marca na catedral de Bragança. Pensámos numa “Pietà” e ao longo dos últimos nove meses ele concebeu uma obra belíssima, em bronze», explicou em declarações ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

Foto

Durante a celebração vai também ser inaugurado um conjunto de sete vitrais alusivos às sete últimas palavras de Cristo na cruz, igualmente da autoria de José Rodrigues, que enriquecerão a mais recente catedral portuguesa, dedicada em 2001.

O prelado, que concelebrará a missa, explicou que José Rodrigues é oriundo da diocese de Bragança-Miranda: «Tal como eu nasceu em Angola mas a sua família é de Alfândega da Fé, e daí nasceu a relação de diálogo entre a fé e a cultura, entre a fé e a razão».

Foto

«[José Rodrigues] dizia-me recentemente que a arte serve para nos aproximarmos de Deus; tenho-me lembrado dele e sobretudo das palavras de Simone Weil, quando diz que a beleza é a ratoeira com a qual mais frequentemente Deus captura as almas dos pescadores. O José Rodrigues é um pescador, está já com uma avançada idade, e este é um canto de louvor e um hino à fé e à beleza na Igreja e no mundo», apontou.

D. José Cordeiro considera que a aproximação aos artistas «é o único caminho» para que a Igreja se faça presente no mundo da cultura: «Foi a partir da relação, conhecimento mútuo e estima recíproca com José Rodrigues que nasceu a amizade, e nasceu também esta vontade de, em conjunto, seguirmos o caminho da busca da beleza enquanto itinerário de encontro com Deus».

Foto

«A “Pietà” vai sem dúvida marcar não apenas a catedral de Bragança mas também a arte contemporânea. Eu atrevo-me a dizer que será uma obra-prima do mestre José Rodrigues», salientou.

O valor referente ao trabalho artístico das peças foi oferecido pelo autor, pelo que a diocese «só terá de custear os materiais da Pietà», dado que «para o pagamento dos vitrais existe já uma oferta de várias famílias», refere uma nota publicada no site da diocese de Bragança-Miranda.

Foto

Os materiais da Pietà «serão pagos pela generosidade de todos os que se queiram associar», nomeadamente através da compra de miniaturas da imagem da Virgem com Jesus e de serigrafias de um desenho de José Rodrigues, igualmente doado por ele, que representa o bispo enquanto «servidor da esperança», segundo palavras de D. José Cordeiro.

O prelado adiantou que a pintora Graça Morais, natural da diocese, «está a pensar uma grande presença na catedral».

Imagem

D. José Cordeiro disse ainda que confirmou a nomeação do padre Calado Rodrigues como referente da Pastoral da Cultura de Bragança-Miranda.

«Queremos potenciar este setor com um secretariado mais alargado que estabeleça um diálogo permanente com os artistas, não só oriundos destas belas terras do nordeste transmontano, e que tenha a ousadia de, a partir de Bragança, criar uma reflexão ao nível da cultura, da arte e da beleza enquanto caminhos essenciais da fé», afirmou.

FotoJosé Rodrigues

O especialista em Liturgia vê «com muita esperança» o diálogo da Igreja Católica em Portugal com a cultura: «É justo e necessário que tal aconteça.

«Essa relação já terá existido de forma mais visível, mas neste momento, também devido ao papel relevante do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, e de modo especial à liderança do padre Tolentino, acredito que o diálogo possa ser maior e melhor. Precisamos muito dos artistas e acredito que eles também precisam da Igreja», concluiu.

FotoD. José Cordeiro

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 22.08.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

Foto
Catedral de Bragança-Miranda

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2012: Nuno Teotónio Pereira. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.