Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Braga

Capitais europeias da Cultura e da Juventude em Portugal são «oportunidade de evangelização», diz presidente da Comissão Episcopal da Cultura

As Capitais Europeias da Cultura, em Guimarães, e da Juventude, em Braga, são uma ocasião propícia para o testemunho do cristianismo, considera o bispo da Igreja Católica responsável pela relação com a cultura.

Os dois eventos, que se realizam na arquidiocese bracarense, constituem «uma oportunidade de evangelização», afirmou D. Pio Alves esta quinta-feira ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

«Tendo em conta que Guimarães é uma cidade com uma presença ainda consistente do cristianismo, é natural que os visitantes possam encontrar-se com um ambiente com marcas notáveis da presença cristã», sublinhou o presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais.

A herança cristã nas duas cidades «é notória ao nível da arte, dos costumes e das tradições», acrescentou o prelado que foi ordenado padre na arquidiocese bracarense e se especializou no estudo das origens do cristianismo da região.

Imagem

«Tanto quanto me tenho apercebido a diocese de Braga está atenta para aproveitar esta especial concentração para se tornar presente», assinalou D. Pio Alves, atualmente um dos bispos auxiliares do Porto.

O arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga confirmou recentemente que Guimarães vai receber no final do ano um encontro do "Pátio dos Gentios", estrutura do Vaticano para o diálogo com os não crentes, depois de a hipótese ter sido colocada pelo próprio em junho de 2011.

O prelado referiu também que vão ser apresentados brevemente «guias com diversos itinerários do património artístico da região».

Imagem

A sessão de abertura da Capital Europeia da Cultura, que decorre este sábado às 18h00 no Pavilhão Multiusos de Guimarães, vai contar com a presença do presidente da República, Cavaco Silva, do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, e do presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso.

O programa de Braga Capital Europeia da Juventude, que arrancou no sábado, prevê a realização, de 21 a 28 de outubro, da iniciativa “Aldeia das Religiões”, dedicada à reflexão sobre questões religiosas.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 21.01.12

Foto
D. Pio Alves

 

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2011: Eurico Carrapatoso. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.