Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Cristianismo e cultura

Bispo de Setúbal convida artistas a participar em exposição sobre a fé

O bispo de Setúbal, D. Gilberto dos Reis, está a convidar artistas para concorrerem à participação na exposição “Visão do Infinito – Os Artistas e a Fé”, que decorre em Almada de 19 de maio a 25 de julho.

«Com este convite, envio também um muito obrigado e o voto das maiores felicidades na missão criadora própria dos artistas: missão que nos ensina a ir, para lá do trivial e do terreno, à busca duma novidade de vida que nada pode conter porque em última instância é Deus Vivo», escreve o prelado na missiva publicada no blogue "Os artistas e a fé".

Depois de sublinhar que «a beleza e a sabedoria da fé cristã brilha, de forma inexcedível, na santidade dos santos», que são um estímulo a «ultrapassar o quotidiano e a pensar e construir um mundo novo», D. Gilberto dos Reis refere que «também os artistas, pela sua condição criadora, convidam o homem a caminhar para o transcendente».

As obras devem centrar-se no «mistério da fé – como aparece na santidade dos santos - de forma artística».

A exposição, em local a anunciar, realiza-se no âmbito do Ano da Fé, que termina a 24 de novembro de 2013.

«Qualquer artista, amador ou profissional, de qualquer nacionalidade» pode participar no «concurso», mas apenas com uma obra, que deve ser entregue até 24 de março, explica o regulamento.

Os trabalhos podem ser executados «nos mais variados meios, suportes, técnicas e dimensões (sendo que uma dimensão excessiva pode ser motivo de recusa), nomeadamente nas áreas da pintura, escultura, instalação, gravura, desenho, fotografia, multimédia, design, ilustração, ourivesaria, entre outras».

A seleção das obras apresentadas a concurso para a integração na exposição depende da conformidade ao tema da mostra «e com critérios de criatividade, originalidade, inovação, qualidade técnica e de conceito e exequibilidade de apresentação».

O júri é presidido por Fernando António Batista Pereira, conservador do Museu de Setúbal-Convento de Jesus e professor associado da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, e pelo padre Casimiro Simão Henriques, diretor da Comissão de Arte Sacra da Diocese de Setúbal.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 05.12.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

Foto
D.Gilberto dos Reis
Foto: Agência Ecclesia

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2012: Nuno Teotónio Pereira. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.