Astronomia
Da Bíblia
Fotografia e imagem
Notícias
Igreja e astronomia
Ligações

A Igreja Católica e a chegada de Neil Armstrong à Lua
«Glória a Deus no alto dos céus e paz na terra aos homens de boa vontade»: foram estas as primeiras palavras que o papa Paulo VI dirigiu aos primeiros astronautas a pisar a Lua, entre eles Neil Armstrong, que morreu este sábado aos 82 anos. «O homem tem um impulso natural para explorar o desconhecido, de conhecer o desconhecido; contudo o homem também tem medo do desconhecido. A vossa bravura transcendeu esse medo, e através de vossa intrépida aventura o homem deu mais um passo no sentido de conhecer mais do universo; nas suas palavras, senhor Armstrong, "um salto gigantesco para a humanidade"», disse mais tarde ao receber a tripulação da Apolo 11.

Católicos não temem descobertas do "Curiosity" em Marte, diz diretor do Observatório Astronómico do Vaticano
O diretor do Observatório Astronómico do Vaticano, padre José Gabriel Funes, considera que todo o mundo deve estar satisfeito com o sucesso da aterragem em Marte do “Curiosity”, laboratório de pesquisa do planeta lançado pela NASA, agência espacial norte-americana. «Não temos medo da verdade. Qualquer que seja a verdade, estamos abertos a novos resultados, uma vez confirmados pela comunidade científica», vincou.

Minerais de Marte vão ser revelados por exposição organizada pelo Vaticano
Um conjunto de minerais de Marte e da Lua vai integrar a exposição "Histórias do outro mundo: o universo dentro e fora de nós", que decorre de março a julho em Pisa, Itália, anunciou o Vaticano. A «fascinante viagem» começa no sistema solar, passa pelas estrelas da galáxia onde o planeta Terra está situado e chega até «aos confins espácio-temporais do universo» e dos conhecimentos científicos atuais.

Vaticano inaugura exposição dedicada à astronomia
A mostra abre com uma secção dedicada ao período anterior a Galileu, quando as observações eram feitas a olho nu, terminando nos complexos equipamentos da actualidade. Será dedicada uma atenção especial ao primeiro telescópio do físico e matemático italiano, que marca o nascimento da astronomia moderna. | VÍDEO |

Observatório do Vaticano inaugura nova sede e prepara exposição e congresso
Para o director do Observatório, a nova localização é uma metáfora da missão do Observatório: dentro da Igreja, próximo do papa, mas na fronteira com o mundo, aberto ao diálogo com todos, com quem crê e com quem não crê. | VÍDEO |

O caso Galileu ensina a Igreja a ter prudência sobre as células-mãe
O Prefeito do Arquivo Secreto do Vaticano, o bispo D. Sergio Pagano, pediu “prudência” à Igreja, já que ela corre o risco de ter, em temas como os das células-mãe, a genética ou as descobertas científicas, “os mesmos preconceitos” que teve com Galileu.

Vaticano muda a sede do observatório astronómico
Um antigo mosteiro nos jardins do Palácio Apostólico de Castelgandolfo será a nova sede da «Specola Vaticana», o observatório astronómico da Santa Sé. Neste artigo, conheça a história desta instituição, que remonta a 1578.

Visita do Vaticano ao CERN abriu novos canais de diálogo entre fé e ciência
Se uma declaração científica é evidentemente verdadeira e não se encontra em absoluta conformidade com a Bíblia, é necessário investigar como é que a Escritura pode ser correctamente interpretada para não contradizer a verdade científica. Esta afirmação continua aplicar-se hoje na relação com os factos científicos.

Vaticano: "Galileu merece todo o nosso apreço e gratidão"
Neste momento decorre um projecto de redacção integral das cartas do processo de Galileu, a cargo do Arquivo Secreto do Vaticano, que deverá estar concluído antes do final deste ano. O arcebispo D. Gianfranco Ravasi, presidente do Conselho Pontifício da Cultura, disse por diversas vezes nos últimos meses que o processo da Inquisição contra Galileu foi concluído efectivamente com uma sentença de condenação, que nunca foi assinada pelo Papa e sobre a qual houve um grave desacordo entre os Cardeais.

Galileu e a Igreja
Em 31 de outubro de 1992, João Paulo II reconheceu publicamente os erros cometidos pelo tribunal eclesiástico que julgou o cientista de Pisa. O Cardeal Poupard foi o responsável por rever este caso, que ficou conhecido como um dos maiores conflitos entre ciência e fé.

Saudação ao Ano Internacional da Astronomia
Talvez nem todos saibam que a Praça de São Pedro é também uma meridiana: de facto, o grande obelisco lança a sua sombra ao longo de uma linha que está no chão até à fonte situada debaixo desta janela, e nestes dias a sombra é a mais longa do ano.

 

 



Igreja e Astronomia











 


 

Subscreva

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página