Ano Internacional da Astronomia
Da Bíblia
Fotografia e imagem
Notícias
Igreja e astronomia
Ligações

Imagens

Um vazio na Via Láctea

Foto

O gás de hidrogénio quente, que é um dos principais componentes da nossa galáxia, está pontilhado de cavidades. Esta imagem mostra um desses buracos, situado a cerca de 21 mil anos-luz. Este vazio, com mais de dois mil anos-luz de comprimento, foi provavelmente formado por ventos e explosões de supernovas provenientes de cerca de 300 estrelas gigantescas. Ao longo de vários milhões de anos esta cavidade foi aumentando, ao ponto de eventualmente ter passado através do disco da galáxia.

Imagem: N. McClure-Griffiths/Southern Galactic Plane Survey

 

 

Aglomerado de estrelas

Foto

Localizado na constelação Hércules, este conjunto de estrelas é visível a olho nu quando a escuridão da noite é muito intensa. O diâmetro deste aglomerado é de 85 anos-luz. Os ajuntamentos deste tipo podem conter centenas, milhares e até milhões de estrelas.

Imagem: Daniel Bramich/Nik Szymanek

 

 

As Plêiades

Foto

As Plêiades, também conhecidas por "Sete Irmãs" e "Sete Estrelo", e que com a "Subaru" são também marca de automóveis, estão nesta imagem rodeadas por nuvens de pó, que as envolvem como um véu. Localizadas na constelação de Touro, são protagonistas de diversas lendas e narrativas em muitas partes do mundo.

Imagem: NASA

 


15.06.09


 


 

Subscreva

 


 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página