Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Itália

A arte enquanto voz para o anúncio

A arquidiocese de Milão está a propor pelo sétimo ano consecutivo o curso “Arte, fé, cultura: a arte voz para o anúncio”, que nesta edição é inspirado nas indicações da carta pastoral do arcebispo milanês, cardeal Angelo Scola: «O campo é o mundo. Caminho a percorrer ao encontro do humano».

O espírito da formação está também presente na imagem escolhida para a representar, uma obra do jovem artista Nicola Villa, extraída do novo Evangeliário da arquidiocese ambrosiana (2011), que retrata o encontro do Ressuscitado com o apóstolo Pedro no lago da Galileia (cf. imagem ao lado).

O curso, organizado em parceria com a Faculdade de Teologia e o departamento dos Bens Culturais, visa explicitar as riquezas dos recursos com que as diferentes linguagens da arte e da teologia penetram no mistério da revelação divina, desde a criação a Cristo, valorizando a compreensão ocidental e oriental.

História da arte, Bíblia, teologia oriental cristã, arte medieval, bizantina e contemporânea, fotografia, crítica cinematográfica, consultadoria editorial, museus e bens culturais são as especializações de alguns dos intervenientes.

“Nova evangelização. A arte e a sua linguagem: da tradição às novas experiências”, “O campo é o mundo”, “A iconostase: a irrupção da eternidade no tempo”, “O verdadeiro, o bom, o belo: que estética para a teologia?”, “A ressurreição na arte” e “Tu és o mais belo entre os filhos do homem” constituem algumas das conferências de fevereiro.

As sessões, que decorrem ao sábado, prosseguem em março e abril com temas como a beleza de Deus na história, em Cristo e em Maria, do Deus invisível ao rosto de Cristo, Deus no quotidiano, traços cinematográficos de Deus na história, a cinematografia de Andrei Tarkovsky e os desafios do mundo contemporâneo no domínio da arte.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 12.02.14

Redes sociais, e-mail, imprimir

Imagem

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página