Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

“Wake up!”: Primeiro CD do papa Francisco chega a Portugal

Imagem Capa (det.) | D.R.

“Wake up!”: Primeiro CD do papa Francisco chega a Portugal

Pop, rock e gregoriano são alguns dos estilos reunidos em “Wake up!”, primeiro CD do papa Francisco que chega a Portugal com distribuição da Paulus Editora, numa edição que une «tradição e modernidade».

O disco (15,99 €) junta cantos da tradição cristã reelaborados por compositores contemporâneos, como responsórios e hinos dedicados a Cristo, à voz de Francisco, que pronuncia extratos de onze dos seus discursos, desde a eleição até à viagem à Coreia do Sul, em 2014.

A exortação «jovens asiáticos, acordem!» é o conceito que une os conteúdos e dá título ao álbum, que inclui 11 excertos de alocuções pronunciadas em português, espanhol, italiano e inglês, em que o papa desenvolve temas como a paz, o trabalho, a dignidade e a atenção aos necessitados.

A faixa de abertura do CD é “Nuntio vobis gaudium magnum!”, com a primeira saudação de Francisco desde a varanda central da Basílica Vaticana, a 13 de março de 2013, acompanhado pela peça “Tu es Petrus”, com a inserção de “Adonai”, oração da tradição hebraica.

O canto “Salve Regina” acompanha extratos do discurso proferido aquando do encontro com jovens argentinos na catedral do Rio de Janeiro, em julho de 2013, durante as Jornadas Mundiais da Juventude, enquanto que “Cuidar do planeta” (“Cântico das criaturas”, em espanhol) pauta a intervenção de Francisco na FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura).

A quarta faixa, “Porque sofrem as crianças?”, contém um fragmento do discurso de Francisco em Manila, capital das Filipinas, em janeiro de 2015, a que se junta a peça “Jesu dulcis memoria”, seguindo-se “Não deixeis que vos roubem a esperança!”, alocução a estudantes das escolas dos Jesuítas em Itália e na Albânia, pronunciado no Vaticano em junho de 2013, com a música “Christe Redemptor Omnium”.

“Ubi caritas et amor, Deus ibi est” é outro dos clássicos cristãos, selecionado para completar as palavras que o papa dirigiu a jovens argentinos na catedral do Rio, no tema intitulado “La Iglesia no puede ser una ONG!”.

Inspirando o nome do CD, a sétima faixa, “Wake up! Go! Go! Forward!” apresenta um excerto da homilia na missa que concluiu a Jornada da Juventude Asiática, na Coreia do Sul, em agosto de 2014, agregando-se a peça “Ego sum Ressurrectio et Vita”.

O encontro com jovens compatriotas na sé da “Cidade Maravilhosa” volta a ser fonte de uma faixa, a oitava, intitulada “La fe es entera, no se licua!”, acompanhado pela obra “Vexilla regis prodeunt”, antecedendo “Pacem! Fratelli!”, apelo que enquadra o discurso pronunciado no Vaticano perante Shimon Peres e Mahmoud Abbas, então líderes de Israel e Autoridade Palestiniana, com a peça “Veni Sancte Spiritus”.

“Santa família de Nazaré” é o nome da décima faixa, acompanhada com peça musical homónima e uma parte da intervenção por ocasião da Jornada da Família, realizada em outubro de 2013 no Vaticano.

O CD termina com o pedido de Maria, “Fazei o que Ele vos disser!”, extratos de discursos pronunciados em português e italiano na homilia da missa celebrada na basílica de Nossa Senhora da Aparecida, no Brasil, em julho de 2014, a que se junta o cântico mariano “Ave Maris Stella”.

Parte dos lucros da venda do CD, interpretado por solistas e quatro coros, um deles da China, outro multiétnico e ainda um composto por religiosas, será entregue a um fundo de apoio a refugiados, em particular a um campo onde são acolhidos etíopes, em Roma.

 




 




 




 

Rui Jorge Martins
Publicado em 10.11.2015

 

 

 
Imagem Capa | D.R.
Parte dos lucros da venda do CD, interpretado por solistas e quatro coros, um deles da China, outro multiétnico e ainda um composto por religiosas, será entregue a um fundo de apoio a refugiados, em particular a um campo onde são acolhidos etíopes, em Roma
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos