Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Bíblia e espiritualidade

Verão, um tempo propício à aventura espiritual

Um excerto do Cântico dos Cânticos, o poema de amor da Bíblia, para rezar pela Net? Há oito mil pessoas, pelo menos, que diariamente o fazem, desde março, através do site português Passo a Rezar, um projeto apoiado pelo Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

Esses oito mil podem ser mais, tendo em conta que há paróquias, grupos ou casais que descarregam os ficheiros para poder partilhá-los depois, diz o jesuíta Francisco Martins, um dos responsáveis do www.passo-a-rezar.net.

O verão trará possibilidades de refrescar esta experiência espiritual através da net: dentro de dez dias, os utilizadores deste espaço de oração digital terão à sua disposição "sete pausas na beleza", textos de reflexão escritos pelo padre José Tolentino Mendonça e que são lidos pelos atores Pedro Granger e Susana Arrais.

ImagemJasper Francis Cropsey

"Desatei a rir quando me fizeram a proposta", diz Granger, 31 anos, ao "Público", antes da gravação dos textos, feita na 4.ª feira na Rádio Renascença. "O modo como digo a minha fé não é estar fechado num casulo, é de sair para a rua. Esta utilização da Internet é uma maneira de espalhar a fé, não só para quem vai às igrejas, mas que pode aproximar as pessoas."

Os textos são inspirados em outros tantos excertos da Bíblia, escolhidos também pelo teólogo. E que começam por um excerto do Cântico dos Cânticos: "A voz de meu amado! Ei-lo que chega, correndo pelos montes, saltando sobre as colinas (...) e diz-me: Levanta-te! Anda, vem daí, ó bela amada! Eis que o inverno já passou, a chuva parou e foi-se embora; despontam as flores na terra, chegou o tempo das canções."

Imagem

Tolentino Mendonça justifica a escolha dos excertos bíblicos: "São textos pouco lidos, tesouros silenciosos que me parece importante trazer à luz para sentir a experiência espiritual que eles expandem."

A dificuldade que o poeta e biblista teve foi "a da escolha". Deixou-se levar pela "surpresa: buscamos os textos e os textos também nos procuram." O verão foi referência temporal: "O tempo é um templo e este é um tempo mais dilatado em termos interiores, um momento propício para a aventura espiritual", afirma.

ImagemAlfred Sisley

Não por acaso, lá está o texto do livro do Eclesiastes entre os escolhidos: "Para tudo há um momento e um tempo para cada coisa que se deseja debaixo do céu: tempo para nascer e tempo para morrer, (...) tempo para chorar e tempo para rir."

Os temas dos textos bíblicos e dos comentários são tão diversos como o encontro com Deus, a confiança, a aprendizagem da espera, a sabedoria e a oração como experiência de um futuro mais justo. Entre os textos escolhidos, estão ainda passagens dos Salmos ou do Apocalipse.

ImagemEdmund George Warren

Francisco Martins diz que esta é a primeira iniciativa do Passo a Rezar com conteúdos extra. Outros se seguirão, talvez já este ano, sobre temas como a música, a política ou o Natal. "Queremos tornar esses tempos ou esses temas ainda mais especiais."

O poeta Rainer Maria Rilke, recorda Tolentino Mendonça, "dizia que o verão é a única estação e, nos seus movimentos, acaba por ser uma metáfora da vida espiritual".

 

António Marujo / SNPC
In Público
© SNPC | 15.07.10

Imagem
William Trost Richards

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página