Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Formação

Universidade Técnica abre curso de arquitectura de igrejas

O primeiro curso de especialização em arquitectura de igrejas – promovido pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa e contando com o apoio da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicação Social – dirige-se a todos os agentes envolvidos no processo de produção de uma igreja.

A igreja enquanto arquitectura – e, nessa medida, enquanto objecto de arte – deve a sua eficácia, principalmente, à adequação entre forma e conteúdo; uma forma que manifesta de maneira superlativamente adequada um conteúdo existencialmente vital. Segundo o ponto de vista dos organizadores do curso, a perda de capacidade reverberante das igrejas actuais não se deve nem à incapacidade expressiva da sua forma (que o valor da arquitectura contemporânea desmentiria), nem à impertinência do seu conteúdo (que o recrudescer dos fenómenos religiosos nega), mas a uma inadequação da forma arquitectónica da igreja ao seu conteúdo religioso.

Essa inadequação resulta, primeiramente, de dificuldades de comunicação fundamentais entre os agentes envolvidos na produção moderna de arquitectura de igrejas. Do que é essencial na experiência de uma igreja, os encomendadores (párocos ou leigos, dioceses ou ordens religiosas) têm dificuldade em transmitir algo de conveniente à especificidade poética da acção do arquitecto e do artista; e estes têm dificuldade em inscrever no processo artístico o contributo semântico que os encomendadores deveriam fornecer.

Igreja

No final, aqueles que vão usufruir do espaço da igreja frequentemente não se identificam com ela, não acedem ao seu significado, permanecem impermeáveis, quando não ofendidos, pela sua expressão – o que implica, muitas vezes, um alheamento relativamente à própria acção religiosa. Quando não existe comunicação efectiva entre quem determina o conteúdo e quem realiza a forma, a igreja não pode ser realizada.

O curso propõe-se, principalmente, estabelecer as bases para um conhecimento recíproco dos intervenientes neste processo, facultando as competências necessárias ao diálogo. Neste sentido o curso pretende fomentar a interacção entre os dois grandes âmbitos disciplinares que o estruturam: a Teologia e a Liturgia, por um lado, e a Arquitectura e as Artes, por outro.

Esta formação decorrerá de 23 de Outubro a 19 de Dezembro de 2009 e de 8 de Janeiro a 13 de Fevereiro de 2010, com inscrições durante o mês de Setembro. O horário será concentrado na sexta-feira à tarde e no sábado de manhã de modo a ser compatível com as actividades profissionais.

Igreja

Serão admitidos ao curso os titulares de Licenciatura ou Mestrado nas áreas da Arquitectura, Design, Artes Plásticas, Engenharia, História, Teologia, ou de outras áreas consideradas adequadas à frequência desta formação. Os casos não previstos devem ser submetidos à aprovação da Comissão Científica, mediante proposta justificada.

A propina do curso, que funcionará com um mínimo de 20 e um máximo de 30 alunos, é de € 950,00.


03.08.09

Igreja

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página